quinta-feira, 25 de setembro de 2014

I Aos Corintios: 6-12

A paz gloriosa do Senhor amados!
Quando o Senhor me direcionou a esta palavra, a primeira intensão do meu coração foi de questiona-Lo, por entender que eu já tinha escrito algo similar! Imediatamente o Senhor me mostrou o que não convém neste caso! Na verdade, por estarmos incluídos numa sociedade competitiva temos por habito retrucar ordens, pois consideramos ter sempre uma alternativa mais viável do que à sugerida, e muitas das vezes queremos ensinar ao Senhor Deus a respeito daquilo que, se não fosse pela Sua graça nada faríamos! Pois o Senhor Deus se responsabiliza pelo resultado daquilo que Ele nos pede para fazer! Segunda coisa é que, quando o Senhor me falou para escrever Ele não me deu uma lista de tópicos para serem escritos, nem me diz quantas linhas eu deveria escrever apenas me diz: “escreva”.
Diz ainda em I Aos Coríntios 6:13 “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. “O corpo, porém, não é para a moralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”.
Em aos Romanos 12:4-5 a palavra de Deus nos diz: “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”.
Sabem amados, a nossa mente tendenciosa e perversa tem a liberdade e o poder de comandar um exército de membros, tantos os que são literalmente próprios como também membros alheios, aguçando-os conforme os nossos interesses, vejam  o menor deles, e que está sempre pronto para este trabalho é “a língua”. Vejamos o que em poucas palavras esta escrito no livro de Tiago 3:6 diz: ”Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”, 3:9-10 diz: “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem a bênção e maldição”.
Infelizmente amados a “língua” ela não se alista sozinha, tem também sempre como aliado, “os olhos” e estes já são dois. Vejamos o que diz em Mateus 6:23 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Muitas das vezes, cobrimos o nosso corpo com vestes que até parecem ter sido preparadas por anjos, exclusivamente para servirmos ao Senhor Deus na terra, pois ninguém consegue enxergar o que há no nosso coração, ou perceber o que ele maquina em segredo.
Em Jeremias 17:9 diz: ”O coração é mais enganoso  que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”  porém no mesmo capítulo no versículo 10 diz  “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente,  para recompensar a cada um  de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.”
Entretanto amados: Será que convém mesmo darmos liberdade a nossos membros inclusive para a prostituição? No versículo 15 de I Aos coríntios nos diz: “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo?” Continua “Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta”? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? 
Quantas vezes passamos pelo processo e não conseguimos entender que, a diferença não está no membro do corpo utilizado para o pecado, pois obviamente temos apenas um corpo, entretanto, o que faz a diferença diante do Senhor Deus é, sabermos distinguir o que não convém fazer, e não fazermos! Sabemos que a nossa mente projeta o pecado com exatidão e de maneira fulminante, e que num piscar de olhos somos envolvidos por ele sem chance de recusar a sua oferta, isto acontece muitas das vezes através de um sentimento inocente onde flertamos e brincamos de achar graça nele, no mesmo instante o inimigo que esta ao nosso redor a procura de pequenas brechas se encarrega do resto, onde satanás acrescenta o desejo do mal através do encanto carnal, ou do prazer de conseguirmos ver o nosso próximo ficar arrasado! O Senhor nos diz em I Aos Coríntios 6-19 “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” E nos diz mais a palavra: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo”. 
Em Gálatas 6:7 nos diz; “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”.
No livro de Marcos 8:36-37 diz: ”Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? 
Meus amados o preço pela salvação é impossível a um homem pagar, a não ser através do sangue precioso vertido na cruz do calvário, porem, para conquista-la através da fé temos que nos tornar semelhantes a Cristo, sermos imitadores d’Ele, ter a mente livre do pecado, procurarmos enxergar através do Seu olhar tudo o que fizermos, ou simplesmente antes de agir nos perguntarmos: Que Jesus faria nesta situação? 

Deus abençoe vocês eternamente!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aos Romanos: 7-19


 A paz gloriosa do Rei eterno amados!

É interessante, pois, o que diz o versículo acima, não é por acaso o que normalmente fazemos? Momento em que inconscientemente damos liberdade a nossa razão permitindo esta a falar mais alto do que o espírito, é onde muitas das vezes nos deixamos levar simplesmente por sermos refém do pecado.
 Automaticamente o mal passa a sublinhar as nossas decisões, as que mais tarde se tornaram peso na nossa consciência transformando-se em dilema na nossa vida, pois mesmo o Senhor nos perdoando, sempre o inimigo trará à tona a lembrança deste deslize!
Olha como o apóstolo Paulo fez a seguinte colocação em Aos Romanos 7:7-8 ”Que diremos então? A Lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás”. Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a Lei, o pecado está morto”.
Sei que a grande maioria das pessoas que professam o evangelho seguindo os princípios estabelecidos pelo Senhor Jesus, sofrem afrontas, dilemas, cobranças até dúvidas transformadas em guerras espirituais nas nossas mentes, criadas pelo inimigo para desestabilizar a nossa fé, nossa esperança, e roubar a nossa salvação, nos acusando e jogando em nossa mente as nossas fraquezas que são muitas, e assim nos lembrar do que o apóstolo Paulo fala em Aos Romanos 7:19 que é uma total verdade nas nossas vidas “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Eu creio realmente sem sombra de dúvidas, que o desejo sincero do verdadeiro cristão é ser fiel ao Senhor eternamente; Creio também que os nossos pecados são de forma acidental, não proposital, pois andamos em espírito conforme diz a palavra do Senhor Deus, entretanto: Como vencermos tudo isto num mundo cheio de subterfúgios em volta?
Diz a palavra de Deus em Aos Romanos 8:3-8 “Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”.       
 Isto literalmente nos abre o entendimento ao que diz no livro de João 16:33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Muitas das vezes fazer o que o Senhor Deus nos manda independentemente do que for, mesmo parecendo total loucura, é mais sábio do que agirmos por impulso natural, pois literalmente nos livramos do preço das consequências vindas através da desobediência, sei que nem sempre é fácil contrariarmos a nossa vontade, pois muitas das vezes queremos exigir que Deus adapte sua vontade de acordo com nosso querer, apenas por seguirmos um capricho pessoal  porque não atenhamos ser laços e encantamentos jogado pelo inimigo, para pecarmos contra o Senhor e desobedece-lo, pois a base do cristianismo é a obediência a Deus.  
Diz mais em Aos Romanos 8:14-17 “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória”.
Em Aos Romanos 7:24 o apóstolo Paulo diz: “Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado”
Contudo, a palavra de Deus através do apóstolo Paulo nos mostra que por estarmos debaixo da graça de Deus segundo o espírito de santidade e adoção, nos diz no capítulo 8:1 “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte” e nos versículos 26-27 nos diz: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”.

Glórias a Deus, pois com tudo somos justificados através do sangue vertido na cruz do calvário por fé! A Ele a honra!  A Ele a glória! A Ele o louvor eternamente Amém!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Efésios:2 8-9


Bendito seja o nome do Senhor!

Interessante amados que “Graça é de graça”, talvez seja por isto tão difícil estando no mundo nos apercebermos do valor da graça de Deus, pois literalmente quando pertencemos ao mundo, nos acostumamos a pagar um alto preço pelo pecado através das consequências, e acabamos achando normal o preço da humilhação, da vergonha e da indiferença, ora o inimigo coloca a nossa disposição uma válvula de escape Chamada de “vingança”, que é muito usada quando pertencemos ao mundo, pois nos dá a falsa ideia de que a pesar da situação vale a pena passar por este momento!  Entretanto, o Senhor Deus nos mostra na sua palavra o Perdão, o amor, através da Sua graça.
Em Efésios 2:3 o apóstolo Paulo nos mostra um pouquinho a mais a respeito de onde viemos, e diz: “Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com o qual nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos” 
Sabemos porem, que Graça é um favor imerecido dado por Deus, ou seja, não há mérito algum no homem que venha a ser suficiente para atrair o olhar de Deus para as nossas vidas, para que Deus tenha nos amado e escolhido, tudo Ele fez pela Sua graça, pelo seu imenso amor, pois sabemos que a nossa natureza conspira ao contrario do que poderia ser motivo para Ele nos amar tanto assim, somos maus e naturalmente fracos espiritualmente, pois  deixamos facilmente nos levar por todo tipo de doutrinas e pensamentos que nos afastam de Deus, Ele nos escolheu não por sermos santos, mas para nos tornar santos, e a partir disso transformar as nossas obras antes pecaminosas em boas obras. A graça de Deus é concedida aos que reconhecem serem pecadores, tirando-os da desobediência para a obediência, para que através desta graça haja glorificação ao Seu nome, nos tornando humildes e reconhecedores do Seu favor dando testemunho público da Sua obra transformadora em nossas vidas, pois esta obra é o resultado da Graça d’Ele, mediante a qual alcançaremos a salvação em Cristo Jesus, através da nossa fé. Fé nada mais é do que acreditar! Porém, ao nos colocarmos debaixo da graça do Eterno, seremos guiados por ela em obediência, com a nossa perseverança alcancemos a salvação e vida eterna como diz na 1ª epístola do apóstolo São João 5:18-20 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus, Ele o protege, e o Maligno não o atinge. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
Muitas das vezes acreditamos que Graça e Misericórdia é a mesma coisa, entretanto ao clamarmos ao Senhor por misericórdia num determinado momento, o Senhor Deus a manifesta livrando-nos da   consequência de algum ato cometido, graça é simplesmente a manifestação da bondade do Senhor Deus sobre as nossas vidas mesmo indignamente, nos cobrindo e nos abraçando em amor . Misericórdia nós pedimos e graça nos é dada. Veja o que diz em João 3:27  “João respondeu e disse: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus”.
No livro aos Efésios 1:5-8 diz: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado,” “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento”.
Através da Sua graça posso reconhecer que é inegável que a inspiração da revelação na Sua palavra foi através do Espírito Santo de Deus, que a grandeza da sua sabedoria é imensurável, que não há como um ser humano na sua forma natural possuir tamanha expressão de amor como a do nosso Pai celestial, que mesmo sabendo da nossa tendência natural e inquestionável a favor do pecado, Ele nos ajuda, nos dá novas chances e nos autoriza a experimentar a Sua bondade.
A graça de Deus é a ação e o trabalho de Deus em favor de tudo quanto Ele criou, quando o Senhor pensa na Sua criação máxima, que somos nós, Ele nos diz no Salmo 37: 5-7”entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.”  
Em Isaías 55:6-7 diz: “que o ímpio abandone o seu caminho, é o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão”.
No livro Aos Filipenses  4:19 diz: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. Pois Cristo é a graça de Deus revelada! No livro de Aos Romanos 11:36 o apóstolo Paulo no diz: “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”
Que esta palavra através da graça de Deus possa inundar o teu coração!

Deus te abençoe eternamente!