quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mateus 6:21


A paz amados do Senhor!
Conta nos relatos no livro de João 12:3 que: ”Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.”
A minha pergunta é: Qual o valor que Jesus o filho de Deus tem na minha e na tua vida? Que espaço Ele ocupa no meu e no teu coração? Vejamos, o perfume que Maria derramou aos pés de Jesus estimava-se custar 300 denários (um denarius no mundo romano era o que um operário recebia por um dia de trabalho) 300 denarius era equivalente a 300 dias de trabalho. O texto diz que ela derramou o perfume aos pés do Senhor! Veja a convicção que ela tinha de Jesus! Como ela O via! Enquanto, Marta procurava servi-Lo, Maria O adorava! Diz mais o texto: ”Os Enxugou com os seus cabelos.” Jesus amava Lázaro, era amigo da família, Ele sempre os visitava, pois tinham intimidade com eles, era bem recebido e aceito como o filho de Deus!
No livro de Lucas 7:36-38  diz: “Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma “pecadora”, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.” (Lavar os pés e ungir a cabeça de um convidado, quando de sua chegada, era uma cortesia oferecida pelo anfitrião aos convidados considerados ilustres na época).
Por conta da nobreza das atitudes desta mulher, Jesus deu a resposta que nem sequer fora conjecturada pelo fariseu (disse a si mesmo) a respeito da pecadora. Versículo 44-47 “Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.
Em ambas as situações houve adoração, humilhação, entrega, gratidão, reconhecimento da grandeza do filho de Deus, exaltação no ato de ungir a sua cabeça, e sobre tudo a manifestação do amor.
Haveria algo que pudéssemos colocar aos pés do Senhor onde tivéssemos a honra de sermos lembrados pelo Eterno num livro sagrado como Maria, irmã de Marta e Lazaro e Maria Madalena, através dos séculos?
No livro de Mateus 24:10-12 diz: “Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará.”
Meus amados hoje é o tempo descrito no versículo acima! Com tantas lutas e crises emocionais, sentimentais e inúmeras outras situações, a primeira porta que fechamos é a porta do nosso coração, a mesma que abrimos para o Senhor quando o aceitamos como o nosso único e suficiente Salvador! Pois naturalmente a nossa tendência é tentar resolver tudo primeiro, para posteriormente retomarmos novamente o que deixamos para trás, nos convencendo de que essa é a forma mais coerente de acertarmos qualquer situação, nesse momento destituímos ao Senhor Jesus do seu trono, colocando-o ao nosso nível, e onde automaticamente nos elevamos à altura de pequenos deuses, acreditando que temos o poder de resolver coisas sobre a nossa vida! Nesse momento somos cercados e movidos por emoções, mágoas, ressentimentos, intolerâncias, egoísmos e mesquinharias, deixamos mesmo o amor de Deus esfriar em nossos corações, em meio a tudo isso ainda vamos de encontro a nossa natural ingratidão, a qual nos leva a tomar decisões permitindo que a nossa vida, a que já foi entregue a Jesus, seja margeada por maus sentimentos e pensamentos, tirando d’Ele o direito de participar ou entrar na nossa casa espiritual como amigo para nos ajudar, esquecendo até da intimidade que outrora tínhamos com Ele! satanás é um estrategista milenar, ele sabe por nós mesmo, pela nossa boca, o que desejamos ou queremos, e trará para perto o que agrada ao nossos olhos, mas que literalmente nos separa de Deus! Esse é o primeiro passo para a nossa independência longe do Espírito Santo!
Jesus venceu as tentações do inimigo através da palavra de Deus!  Você acha que satanás não sabe o que diz em Mateus 6:21 “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”
Quem mais, a não ser satanás, deseja que o nosso coração esteja longe do Senhor! Aliás, de preferência muito longe! Pois a maneira mais certa de nos tornamos presas fáceis para ele, é quando ele consegue nos enfraquecer emocional e sentimentalmente, gerando dúvidas, conflitos ou guerras internas que parecem ser insolúveis, ocasionando o desejo de nos mantermos distantes das pessoas, como também de Deus! Provocando desânimo e criando amarguras na alma!  
Nos versículos 22 e 23 do capítulo 6 de Mateus diz: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”.  
Na Palavra de Deus não há erro! Eu não estou me referindo a versões ou traduções perfeitas, apenas que foi escrita a luz do Espírito Santo de Deus. Em II Timóteo 3:16 diz: ”Toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir e para instruir em justiça”.
Meus amados! Não se sintam intimados pelo inimigo, a Palavra de Deus diz em 1ª João 4:3-4 “Mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo”.
Isto nos incita a não perder a fé em Deus e em nosso Senhor Jesus Cristo, pois sem fé é impossível agradar a Deus!

Deus te abençoe eternamente! 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ester 6:1


Bom dia amados do Senhor!
Através desta palavra quero lhes mostrar algo que muita das vezes nós não percebemos e consequentemente também não entendemos certas situações a serem vividas, simplesmente por se tratarem de mistérios do Senhor Deus, uma destas situações é que: ”Quando o Senhor esconde ninguém revela” mais quando Ele revela, “Ele exalta”.
É próprio da nossa natureza acreditamos que quanto mais mérito se faz ao homem, mais se deveria receber dele; e se analisarmos pela nossa lógica realmente deveria ser dessa maneira, vejam, os filhos crescem e mães continuam a fazer para eles, o que eles já deveriam fazer por si, o empregado excelente sempre se esforça além de suas competências sem se preocupar com vantagens, a esposa dedicada naturalmente emprega todo o seu amor nas tarefas do lar para agradar esposo e filhos, entretanto o Senhor Deus não usa padrões lógicos humanos para mostrar os seus mistérios, Ele traz a tona a sua própria sabedoria para confundir os sábios da terra, veja dois exemplos tremendos que o Senhor nos mostra a seguir:
No livro de Ester 6:2-3 diz: ”E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado a Bigtã e Teres, dois dos oficiais do rei que guardavam a entrada do Palácio e que haviam conspirado para assassinar o rei Assuero. Então disse o rei: “Que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?”, perguntou o rei. Seus oficiais responderam: “Nada lhe foi feito.”
Então, o Senhor me levou a mais um exemplo na Bíblia onde fala também de alguém que como Mardoqueu a quem o Senhor Deus escondeu nas crônicas do rei, onde houve outro acontecimento na história num lugar chamado de Lo-Debar, onde jazia escondido Mefibosete, um menino que nasceu num berço de ouro, e que era herdeiro legítimo do trono de Israel, pois era filho do príncipe Jônatas e neto do rei Saul, e que aos cinco anos de idade quando sobreveio uma grande tragédia à família real em que foram mortos o rei Saul e seus três filhos Jônatas, Abinadabe e Malquisua na batalha contra os filisteus, e que ao chegar a noticia ao palácio, este se alarmou, disse na bíblia que no meio da confusão a ama de Mefibosete o apanhou para fugir, e na presa ele caiu dos seus braços ficando aleijado de ambos os seus pés, onde desde então era lembrado apenas como “o aleijado” pelos homens, porem, o Senhor Deus após vinte anos, trouxe a memória do rei Davi, a lembrança de Jônatas seu amigo amado, veja a seguir, como o Senhor Deus também não se esqueceu de Mefibosete:
Em II Samuel 9:1-6 diz: “Certa ocasião Davi perguntou: ”Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa da minha amizade com Jônatas?”. Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: “Você é Ziba?” ”Sou teu Servo”, respondeu ele. Perguntou-lhe Davi: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés”. “Onde está ele?” Perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”. Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. Quando Mefibosete filho de Jônatas e neto de Saul compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra.” Mefibosete?” Perguntou Davi. Ele respondeu: ”Sim, sou teu servo”.
Voltando ao livro de Ester capítulo 6:4-11 diz: “O rei perguntou: “Quem está no pátio?” Ora, Hamã havia acabado de entrar no pátio externo do palácio para pedir ao rei o enforcamento de Mardoqueu na forca que ele lhe havia preparado. Os oficiais do rei responderam: “É Hamã que está no pátio”. “Façam-no entrar”, ordenou o rei. Entrando Hamã, o rei lhe perguntou: “O que se deve fazer ao homem que o rei tem o prazer de honrar?” E Hamã pensou consigo: “A quem o rei teria prazer de honrar, senão a mim?” Por isso respondeu ao rei: “Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão do rei na cabeça. Em seguida, sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: ‘Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!’ ” O rei ordenou então a Hamã: “Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que você sugeriu. Ele está sentado junto à porta do palácio real. Não omita nada do que você recomendou”. Então Hamã apanhou o cavalo, vestiu Mardoqueu com o manto e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando à frente dele: “Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!”.
Vejam que interessante como Deus finalizou a história de Mefibosete: em II Samuel 6:7 diz: ““Não tenha medo”, disse-lhe Davi,” Pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. “Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre a minha mesa”. Sei que muitas das vezes por causa das circunstâncias a nossa resposta seria como a de Mefibosete: “Quem é teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?” Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: “Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa”. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. Então Ziba disse ao rei: “O teu servo fará tudo o que o rei, meu senhor, ordenou”. Assim, Mefibosete passou a comer à mesa de DavI como se fosse um dos seus filhos.”
No livro de I Samuel 2:7-8 diz: “O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado  e do monte de cinzas ergue o pobre;  ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra.”
 Muitas das vezes nos sentimos esquecidos por Deus! Achamos que tudo acabou e que nada mais há de acontecer nas nossas vidas! Mas eu creio que  haverá também exaltação na sua e na minha vida! Deus não se esqueceu de finalizar a nossa história, no livro de Eclesiastes 7:8 diz: “O fim das coisas é melhor que o seu início” Apenas creia que tudo vai acontecer conforme os planos do Senhor!

 Deus te abençoe eternamente!