sábado, 17 de janeiro de 2015

Salmos 115:3


Bom dia amados! A paz eterna do Senhor!
 Quero que saibam que hoje por algum motivo estou-me sentindo nostálgica, talvez como já aconteceu uma vez anterior, acordei com vontade de voltar ao início de tudo, com saudade do primeiro amor! Ao tempo quando conheci ao Senhor Jesus! Pois guardo na lembrança os momentos maravilhosos dessa descoberta e confesso que sinto uma enorme saudade! Já cheguei a pensar que talvez o Senhor devesse permitir permanecermos para sempre nesse tempo, mas o Senhor quer que cresçamos! Diz a Palavra de Deus em 1ª Aos Coríntios 13:11 “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”
 Não diferente da maioria das pessoas, por esses dias, conforme situações foram acontecendo me senti tão desapontada que, por alguns instantes acreditei ter perdido a minha fé, reclamei com o Senhor Deus, tentei argumentar as minhas razões, lembrei ao Senhor que nada do que estava acontecendo fazia parte da minha escolha, em outras palavras, eu não merecia passar por essa situação. Entre todas as minhas razões  lembro ter falado ao Senhor: não há no meu entendimento nada! Nada que justifique a Sua mudança! Tenho certeza que o Senhor ouviu tudo o que eu disse! Pois da mesma maneira que Ele fala conosco, Ele nos houve atentamente também, ora tenha chegado a pensar de que a sua decisão fora injusta comigo! Passado alguns dias o Senhor  me falou o motivo pelo qual tinha que ser desse jeito! Foi quando passei a entender literalmente o eu diz em Isaías 55:8-9 “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos”.
 Sei que subestimamos continuamente a grandeza de Deus! Mas entendo também que não podemos permanecer nessa ignorância! Realmente existia um motivo justo para o Senhor ter mudado esse final de história, Ele Frisou inúmeras vezes no meu coração o que diz em 1ª Timóteo 2:4 “que deseja que todos os homens sejam salvos” Disse mais o Senhor: “você é forte! Eu te fortaleço!
 Amados! Somos pequenos demais diante da grandeza do Senhor! Em 2ª Timóteo diz: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor”.
 Á medida que vamos crescendo o Senhor nos coloca de pé como uma criança disposta a dar os primeiros passos! Logo, Ele solta-nos pouco a pouco e começa a nos cuidar á distância para ver quanto já aprendemos, sem muita experiência e  por um longo tempo continuamos ainda a olhar para trás, pois o alarido do mundo se faz ouvir chamando-nos de volta. Crescimento espiritual traz consigo dores que parecem inacabáveis, a obra do Senhor e realmente espinhosa. Cito alguns exemplos bíblicos para que possam entender como Deus quer que ajamos segundo o seu querer: No livro de Josué 1:9 diz: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
 No livro de Êxodo 3:14 Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.
No livro de Jeremias 1:7 Diz: “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”. “O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor”.
 Meus amados, Deus quer nos usar nesta terra, A Bíblia diz que “o mundo jaz no maligno” e isso torna ainda mais difícil fazer a vontade do Senhor, olhando a vida dos profetas citados na Bíblia, entendemos que todos tiveram momentos de fraqueza, temeram até pelas suas vidas, alguns pagaram um preço muito alto, olhando através dos nossos olhos carnais, mas entregaram-se totalmente nas mãos de Deus e foram vitoriosos!
 O profeta Elias fez descer fogo do céu, orou e a chuva não veio durante o tempo que ele determinara, matou 850 profetas de Baal (I Reis 18:19)porem, escondeu-se numa caverna quando soube da ameaça de Jezabel de lhe tirar a vida, no estado máximo de depressão ele chegou até mesmo pedir a morte.
 No livro de Isaías no capítulo 61, encontramos escrito pelo próprio profeta, “O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e liberdade das trevas aos prisioneiros” Foi o exemplo deixado por quem veio e cumpriu a missão incomensurável (Que não tem medida comum com outra grandeza – desmedido) pagando com a sua vida o preço da nossa dívida, para que através d’Ele, hoje tenhamos o direito á salvação eterna, e quem, também no momento de agonia extrema, como diz em Lucas 22:42 falou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” Ele também sentiu medo, mas não desistiu! Apesar do sofrimento terrível do peso dos nossos pecados que estavam sobre Ele, esse mesmo espírito que ungiu ao Senhor Jesus Cristo está sobre mim e sobre você, e por isso amados! Não podemos desistir! Ele ainda nos afirma em Mateus 28:20 “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
 Amados do Senhor! Temores, fraquezas, decepções, humilhações, desprezos, açoites, e outras tantas situações que fazem parte dos  semeadores de Cristo, não são motivo para desistirmos! Ele cobrará de cada um, aquilo que lhe foi confiado, em João 16:33 diz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”
 Realmente Não há nenhum sacrifício tão grande que o Senhor nos peça, mesmo que seja para a salvação de apenas uma única alma!  Em II Samuel 22:31-32 diz: “Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?
Deus te abençoe eternamente!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Oséias 1 : 2


A paz eterna do Senhor!                      
 Meus amados! Como eu gostaria poder falar a respeito do profeta Oséias, referindo-me a ele, utilizando a interpretação do texto como uma mera alegoria bíblica ou apenas como uma história simbólica fantasiosa para explicar a ira de Deus sobre o seu povo, já que tudo o que lemos nos dá o direito de acomodarmos numa interpretação de acordo com o que achamos! Não é assim? O que eu quero dizer é que, a partir de Gênesis poderíamos utilizar esse mesmo recurso, como forma de interpretação! Entretanto amados, sinto um grande temor e uma imensa responsabilidade ao falar da Palavra de Deus. Vejamos o que diz no livro de Lucas 12:47-48 “Aquele servo que conhece a vontade de seu Senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a que muito for confiado, muito mais será pedido.” No livro de Mateus 22:14 diz “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Disse mais a Palavra de Deus no livro de Oséias nos versículos seguintes: (3 e 4) “Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; ela engravidou e lhe deu um filho. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.  Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la. Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus”. Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho. Então o Senhor disse: “Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.”
Através dos filhos do profeta o Senhor revelava ao seu povo como Ele se sentia por causa da traição deles, os nomes foram dando o parâmetro exato da desaprovação de Deus para com a  corrompida  nação de Israel. Por outro lado, o nome do primogênito, “Jezreel”, que significa “Deus Semeará”, é aplicado de modo favorável ao povo, numa profecia de restauração.
Existe também a Interpretação a qual dá a entender que os dois últimos filhos de Gômer teriam sido produto de traição, (“Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade”), ou seja, não seriam filhos legítimos do profeta Oséias, mas ainda assim, ele prova o quanto amava a Deus não renegando sua infiel esposa.  Olhando a situação do profeta entendemos que, o Senhor colocou nas mãos d’ele a dura missão de representar a posição em que o povo de Israel se encontrava e que, onde infelizmente “continua permanecendo e se mantendo na mesma posição” diante d’Ele, através do sofrimento do profeta Oséias como homem, o qual era mal falado e ridicularizado perante os seus amigos e pela sociedade, Deus o usou para mostrar o quanto somos falhos.
 Amados do Senhor! Tenho demorado ou deixado de lado por várias vezes este texto, pois é palavra dura de ouvir e de escrever o que o Senhor tem falado, mas assim diz o Senhor: “O seu e o meu sacrifício é nossa obediência, diz o Senhor!” Ele é quem perdoa as nossas iniquidades, não queira beber do amargo cálice das consequências, o projeto que o Senhor idealizou para a sua é para a minha vida já foi abençoado por Ele! O preço a ser pago pela desobediência somos nós que colocamos e determinamos, por isto, a sentença é rigorosamente cumprida e não retirada por Deus, foi a nossa escolha e não a escolha do Senhor!
Imagine amado se o profeta Oséias determina-se no seu coração que ele não merecia casar com uma prostituta, pois ele era homem de Deus como nós dizemos que somos! Mas o Senhor procura verdadeiros adoradores, não de apenas palavras bonitas, mas de atitudes santas! O Senhor não aceita lábios mentirosos! Pois nós sabemos bem quem é o pai da mentira! Pequenas atitudes impensadas nos levam direto ao fracasso, quando deixamos de lado o que Deus determinou para as nossas vidas! Pelo que o nosso coração quer ou deseja! Isto se chama “Satisfazer o desejo da nossa carne” Cuidado amados! Isto é muito sério! Não existe atalho Para chegar ao céu! Não existe jeitinho para ludibriar ao Senhor! De Deus não se zomba! Tudo o que o homem plantar isso ele colherá!
Oséias 14: 1-4 diz: ”Volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios”.
Assim diz o Senhor: Acharei ainda “um” profeta neste mundo que criei,  que queira ser usado como exemplo para meu povo entender que eu também me entristeço e choro, sofro pela falta de lealdade! Pelo escasso reconhecimento como sendo o Seu Deus!
O Senhor Deus permanece “fiel eternamente a Sua Palavra”  Ele não brinca com os seus projetos, nem joga fora propósitos que Ele idealizou realizar através dos seus filhos.  
Em 1ª Aos Coríntios 1:25 diz: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana , e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.”

 Deus te abençoe eternamente!