terça-feira, 24 de junho de 2014

Salmo 92:12


Bom dia amados do Senhor!
É infinitamente maravilhosa a comparação feita na Palavra de Deus do cristão com o cedro do Líbano (Cedrus libani), talvez muitas pessoas não tenham ainda se atentado a respeito do significado desta palavra: sabe queridos, o cedro é uma arvore que tem um crescimento extremamente lento, onde nos primeiros três anos tornam-se quase imperceptível no meio de uma floresta, pois o seu crescimento externo é de apenas cinco centímetros, após este período passa a crescer perto de vinte centímetros a cada ano, mas, existe algo extraordinário a respeito disto, o cedro nunca para de crescer “para baixo”, o seu crescimento nos primeiros anos é totalmente concentrado na raiz a qual atinge o tamanho de um metro e meio, criando raízes profundas, resistentes, porem, ninguém consegue ver este crescimento, ele não dá sinais visíveis da  sua fortificação estrutural a qual fará desta tenra mudinha, uma árvore  extremamente resistente às intemperes climáticas. O cedro não depende da chuva, pois as suas raízes se estendem até o ribeiro, suportam o calor extremo, e os ventos impetuosos não a derrubam, pois as suas raízes estão firmemente agarradas na rocha, e que sem parar de crescer continuam a abraça-la cada vez mais.
 No livro de Jeremias 17:7-8 diz: “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.
Meus amados o imediatismo cada dia torna-se mais atrativo aos nossos olhos, pois as promissoras tecnologias nos levam a acreditar nisso, o sucesso repentino alimenta o nosso ego, e nos dá a falsa sensação de estabilidade emocional, entretanto a Palavra de Deus em muitas referências, nos mostra que a nossa grandeza cresce diante de Deus, sendo apenas “servos” e onde o tempo de aprendizado é longo, e ele começa pela fortificação das nossas raízes no evangelho de Cristo, isto não é de qualquer maneira, por isto a sábia Palavra de Deus nos compara ao cedro, ele tem um crescimento devagar, entretanto, as suas raízes são bem fortificadas, o que nos dá o claro exemplo da importância de que os primeiros anos de um cristão devem ser utilizados para arraigarmos a nossa vida espiritual com Deus crescendo apenas “para baixo”, fortificando a nossa fé e dependência n’Ele, passarmos realmente a nos sujeitarmos ao seu querer, Ele nos fortalecerá com experiências as quais muitas das vezes serão amargas e quase insuportáveis, pois falo sem medo de errar, que, toda aresta natural que vier tentar sobressair para acentuar o nosso orgulho ou o nosso eu, o Senhor Deus vai cortar, o cedro não depende do clima para sobreviver, suas raízes profundas tiram do solo toda água e nutrientes que são necessários para sua longa existência, e embora tenha aparência frágil em seus primeiros anos, aos nossos olhos quase insignificantes, no decorrer dos anos, mostra sua fortaleza, e a excelência de sua madeira.
No Salmo 92:13-15 diz:  “plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão  viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo.  Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.”
 Davi, mesmo tendo sido ungido rei, continuou a apascentar o rebanho, adorava ao Senhor continuamente, pois ele confiava no Deus que adorava.
José passou por um longo e duro processo, foi cercado pela inveja dentro da sua própria casa, no meio da sua família, foi jogado em uma cisterna e vendido pelos seus irmãos, mas os planos de Deus não foram frustrados por satanás, pois no tempo certo Deus o exaltou sobremaneira.
 Amados do Senhor! satanás não tem presa para destruir a minha e a tua vida, ele sabe esperar, por isto não queira crescer tão rapidamente, fortifique bem as suas raízes. Qual é a fonte onde você esta enchendo o seu cântaro? Qual é o alimento que você esta ingerindo para fortalecer a sua alma? Cuidado com shows alegóricos que engrandecem mais ao homem do que a Deus, não se engane! Deus não se deixa escarnecer! “Gálatas 6:7” busque e mergulhe em águas profundas e saudáveis, encha-se do Espírito Santo de Deus, leia a palavra de Deus continuamente para que não sejam enganados. Na Bíblia há resposta para toda pergunta, é fonte inesgotável, é o nosso manual de vida feito á luz do Espírito Santo de Deus para que tenhamos uma vida feliz e próspera por enquanto estivermos nesta terra, às experiência que muitas das vezes parecem amargas, são lições apenas para amadurecermos e fazem parte do nosso crescimento espiritual veja que interessante  “o amor cresce na proporção da dor” “a fé cresce na proporção das dificuldades” e “o perdão surge com as decepções”, na palavra de Deus não diz que a nossa vida seria fácil, (João 16:33) permita ser treinado por Deus através do Espírito Santo, aprenda a se sujeitar ao querer d’Ele.
No livro de I Samuel 15:22-23 diz “Samuel porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor  tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra?  A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele te rejeitou como rei”
 Não queira ser rejeitado pelo Senhor, não espere a mão d’Ele pesar sobre a sua vida, não deixe a conveniência delinear ou limitar a sua obediência a Deus.
 Romanos 12:1-3 diz: ”Portanto, irmãos rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional  de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”
É por isso meus amados, a importância de criarmos raízes profundas, agarradas firmemente na ‘Rocha’ que é nosso Senhor Jesus Cristo, buscarmos o nutriente necessário, que é a Palavra, absorvermos a água do riacho, que é o Espirito Santo, para que quando vir o vendaval, podemos até envergar, mas não seremos arrancados do solo da Salvação.  
Qual altura você quer atingir diante de Deus?  Eu...quero tocar os céus, não importando o quanto tenha que ainda crescer “para baixo”.

Deus te abençoe eternamente!

Um comentário:

Claudia disse...

Muito linda esta mensagem! Deus te abençoe