sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mateus: 19:16


Bom dia a paz do Senhor!
Amados, quando nos aproximamos do Senhor Jesus, normalmente o nosso coração se encontra totalmente dilacerado pelas circunstâncias, o nosso eu, chegou ao limite de suportar o peso da vida, pois muita das vezes precisamos urgentemente dividir essa carga com alguém que esteja disposto a doar um pouquinho de si, mesmo que seja para apenas conseguirmos avistar um horizonte distante, entretanto, à medida que o Senhor vai nos restaurando, passamos a acreditar automaticamente que estamos totalmente prontos para herdar a vida eterna, para usufruirmos da mais sublime benção que o Senhor Jesus foi nos preparar, como está escrito em João 14:3 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.”
Em Mateus 19 versículos 17-21: Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom, se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos” “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”
Este relato na bíblia sagrada nos mostra uma situação diferente, pois se trata de um jovem rico que foi em busca de Jesus, provavelmente e talvez, até por acreditar que conforme ele entendia ao dizer que ele vivia de acordo com a lei, e somado ao dinheiro que ele tinha, faltaria menos para conquistar a vida eterna, a grande surpresa veio em resposta diretamente do seu interlocutor veja: “Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus, depois, venha e siga-me”(Mateus 19:21)
Talvez este jovem rico nem tivesse notado quanto já era escravo da sua própria riqueza, pois ele procurava tranquilizar a sua consciência impondo a si mesmo, uma vida de cumprimento de obrigações religiosas, entretanto, o Senhor Jesus queria que ele refletisse, e enxergasse a verdade que havia no seu coração, aquilo que ele realmente valorizava, e que ele visse o que de verdade ele amava na sua vida, os bens materiais que tinha conquistado.
No próprio livro de Mateus 6:21 diz: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”
Nos dias de hoje creio que o Senhor Jesus na sua perfeição, também quer nos mostrar, de como facilmente nos dobramos as coisas do mundo, como somos literalmente dominados por aquilo que momentaneamente nos garante uma vida superficial, temos total consciência de como é difícil conquistar, inclusive isto, independe totalmente de qual seja a conquista, seja de ordem física ou de ordem material, aquilo que o dinheiro pode nos garantir, e talvez seja o motivo ou a explicação de termos tanta dificuldade em entender de como viver o verdadeiro evangelho, olhando somente pra Jesus, vivermos pela fé!  Servir apenas a um Deus!  Interessante que o Senhor Jesus andava a pé, não usava alto-falante e pregava para multidões, não andava com seguranças, nem era acompanhado por grandes levitas da época para criar um clima de santidade, vivia como Santo! Ele é Santo! Ele foi o cordeiro, como esta escrito em João 1:29  ”João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
O Senhor Jesus sabia que para o jovem rico não seria fácil entender ou tomar essa decisão, então se expressa com grande lamento pois o amava muito, e sentia uma enorme tristeza por aquele jovem ter  escolhido o tão sombrio caminho que conduz a perdição.
 Em Mateus 19 versículo 22 diz: “Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.”
Interessante que, no texto sagrado não diz que o Senhor Jesus chamou-o de volta para lhe propor algo mais simples, algo que relevasse o pedido feito pelo Senhor! Sabem amados por que isto não aconteceu e continua a não acontecer? Porque o Senhor conhece o nosso coração! Muitas das vezes queremos a salvação, porém, não aceitamos largar do pecado, daquilo que nos amarra ao mundo e que nem sempre é o dinheiro, às vezes isto está relacionada a alguma coisa muito pequena, até insignificante para Deus, mas ele requer dos seus, obediência, fidelidade, integridade, veja o que está escrito na palavra no versículo 24 do capítulo 6 de Mateus “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.”
 Difícil não?  No entanto, isto não é a parte mais difícil da instrução dada pelo Senhor Jesus! Ao Jovem rico, a mim, e a você: Versículo 29-30 ”E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros.”
 Caminhos fáceis são bons para encurtarmos estradas tortuosas, porém, nos distanciam do Senhor, pois o inimigo utilizará sempre tudo que se opõe a obediência a Deus. Infelizmente isto esta diretamente relacionado a nossa vaidade, orgulho e presunção!.
 Deus te abençoe eternamente!

  

quarta-feira, 9 de abril de 2014

1º Reis 17:8-9


 Bom dia amados (as) do Senhor!
Quem sabe você também ainda não tenha percebido de que o Senhor Deus, continua a falar conosco da mesma maneira que falava aos antigos, infelizmente o motivo pelo qual não ouvimos a voz do Senhor, está plenamente ligado ao pouco tempo que deixamos para estreitarmos o nosso relacionamento com Ele, quero ressaltar uma grande verdade, e é que: O evangelho tem prevalecido através dos tempos, apenas por Aquele que o iniciou, se tornando exemplo vivo, para nos guiar e ensinar o que devemos fazer pra herdar a vida eterna, pois apesar de tudo ninguém fez maior sacrifício do que Ele.
 Veja exemplos bíblicos de como a nossa natureza reage às ordens dadas pelo Senhor Deus:
 Em Gênesis 12:1 “Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.”
 Abrão agiu conforme os seus sentimentos, ao resolver levar consigo o seu sobrinho Ló, o qual não estava incluído no plano que o Senhor Deus tinha preparado para Abrão , porém, o Senhor Deus na sua insondável sabedoria, mostrou a ele a perfeição do seu plano, onde naturalmente Abrão ajustou o seu agir diante do Senhor.
Em Êxodo 3:10 o Senhor falou a Moisés “Vá, pois, agora; Eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”.
Em Êxodo 4:14:  “Então disse Moisés ao Senhor; Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua”
 Isto também faz parte da nossa tendência natural: querermos nos  justificar diante de Deus a nossa incapacidade, esquecendo de que, quem nos capacita é o próprio Deus!
No livro de Josué capítulo 1-2 O Senhor diz a Josué “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas”.
No  mesmo livro no versículo 9 Diz o Senhor a Josué: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
O medo também nos impulsiona a desistir dos projetos de Deus na nossa vida, mesmo quando a ordem vem diretamente do Altíssimo, mas Ele conhecendo o íntimo do nosso coração, nos incita a prosseguir.
No livro de Juízes 6:14 o Senhor fala a  Gideão:  “O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou Eu, quem o está enviando?”
 No versículo seguinte disse Gideão:  “Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”
A ausência da auto-estima nos leva a pensar de que Deus se preocupa com a aparência física do ser humano, nos fazendo acreditar que somos pequenos demais para que alguém nos ouça, mas, foi Deus quem nos fez assim e nos escolheu, assim como escolheu a Davi e projetou em sua vida o reinado muito antes de sua existência.
No capítulo 1º de Jeremias nos versículos 6-7 Então disse Jeremias: “Ah Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. ”Mas o Senhor me disse: “Não diga: Eu sou uma criança; porque aonde quer que Eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás”.
No  versículo 5 diz: “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.  
Jeremias tinha apenas 8 anos, ao nosso entendimento quem daria crédito a uma criança, mas, veja o que o Senhor falou: no capítulo 1º a partir do versículo 17 “E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão Eu o aterrorizarei diante deles. E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois Eu estou com você e o protegerei” diz o Senhor.
Todo o propósito para o qual fomos criados, já está determinado nos planos de Deus, entretanto, estamos sujeitos às mesmas tendências que tiveram os grandes mártires da Bíblia na época, de relutarmos ou pedirmos ao Senhor Deus para sermos liberados daquilo que o Senhor determinou em nossa vida, muita das vezes apenas por não ser do nosso total agrado, porém, temos que entender que Deus não joga propósitos ao vento, Ele é soberano, e seus planos são perfeitos mesmo contrariando a nossa vaidade.
 Em Tiago 5:17 diz: “Elias era humano como nós.”
 O ide, é uma ordem do Senhor, Elias poderia também ter questionado ao Senhor Deus por ter escolhido uma viúva para lhe sustentar! Ao final de contas, ele era um grande profeta, contudo, temos que levar em conta que a capacitação vem do Senhor, e isto, independe do como no mundo sejamos conhecidos.
 1ª Samuel 15:22 diz “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra?
 Então que diremos, pois ao Senhor quando chegada a hora, nos dizer: “Não fui Eu que lhe ordenei!”
Vale lembrar que na desobediência nos tornamos refém das nossas escolhas, e Deus não se responsabiliza por isto, pois Ele é fiel a Sua palavra, Ele vela pelo que Ele diz. Nunca se esqueça disto!

 Deus te abençoe eternamente!