quarta-feira, 9 de abril de 2014

1º Reis 17:8-9


 Bom dia amados (as) do Senhor!
Quem sabe você também ainda não tenha percebido de que o Senhor Deus, continua a falar conosco da mesma maneira que falava aos antigos, infelizmente o motivo pelo qual não ouvimos a voz do Senhor, está plenamente ligado ao pouco tempo que deixamos para estreitarmos o nosso relacionamento com Ele, quero ressaltar uma grande verdade, e é que: O evangelho tem prevalecido através dos tempos, apenas por Aquele que o iniciou, se tornando exemplo vivo, para nos guiar e ensinar o que devemos fazer pra herdar a vida eterna, pois apesar de tudo ninguém fez maior sacrifício do que Ele.
 Veja exemplos bíblicos de como a nossa natureza reage às ordens dadas pelo Senhor Deus:
 Em Gênesis 12:1 “Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.”
 Abrão agiu conforme os seus sentimentos, ao resolver levar consigo o seu sobrinho Ló, o qual não estava incluído no plano que o Senhor Deus tinha preparado para Abrão , porém, o Senhor Deus na sua insondável sabedoria, mostrou a ele a perfeição do seu plano, onde naturalmente Abrão ajustou o seu agir diante do Senhor.
Em Êxodo 3:10 o Senhor falou a Moisés “Vá, pois, agora; Eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”.
Em Êxodo 4:14:  “Então disse Moisés ao Senhor; Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua”
 Isto também faz parte da nossa tendência natural: querermos nos  justificar diante de Deus a nossa incapacidade, esquecendo de que, quem nos capacita é o próprio Deus!
No livro de Josué capítulo 1-2 O Senhor diz a Josué “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas”.
No  mesmo livro no versículo 9 Diz o Senhor a Josué: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
O medo também nos impulsiona a desistir dos projetos de Deus na nossa vida, mesmo quando a ordem vem diretamente do Altíssimo, mas Ele conhecendo o íntimo do nosso coração, nos incita a prosseguir.
No livro de Juízes 6:14 o Senhor fala a  Gideão:  “O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou Eu, quem o está enviando?”
 No versículo seguinte disse Gideão:  “Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”
A ausência da auto-estima nos leva a pensar de que Deus se preocupa com a aparência física do ser humano, nos fazendo acreditar que somos pequenos demais para que alguém nos ouça, mas, foi Deus quem nos fez assim e nos escolheu, assim como escolheu a Davi e projetou em sua vida o reinado muito antes de sua existência.
No capítulo 1º de Jeremias nos versículos 6-7 Então disse Jeremias: “Ah Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. ”Mas o Senhor me disse: “Não diga: Eu sou uma criança; porque aonde quer que Eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás”.
No  versículo 5 diz: “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.  
Jeremias tinha apenas 8 anos, ao nosso entendimento quem daria crédito a uma criança, mas, veja o que o Senhor falou: no capítulo 1º a partir do versículo 17 “E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão Eu o aterrorizarei diante deles. E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois Eu estou com você e o protegerei” diz o Senhor.
Todo o propósito para o qual fomos criados, já está determinado nos planos de Deus, entretanto, estamos sujeitos às mesmas tendências que tiveram os grandes mártires da Bíblia na época, de relutarmos ou pedirmos ao Senhor Deus para sermos liberados daquilo que o Senhor determinou em nossa vida, muita das vezes apenas por não ser do nosso total agrado, porém, temos que entender que Deus não joga propósitos ao vento, Ele é soberano, e seus planos são perfeitos mesmo contrariando a nossa vaidade.
 Em Tiago 5:17 diz: “Elias era humano como nós.”
 O ide, é uma ordem do Senhor, Elias poderia também ter questionado ao Senhor Deus por ter escolhido uma viúva para lhe sustentar! Ao final de contas, ele era um grande profeta, contudo, temos que levar em conta que a capacitação vem do Senhor, e isto, independe do como no mundo sejamos conhecidos.
 1ª Samuel 15:22 diz “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra?
 Então que diremos, pois ao Senhor quando chegada a hora, nos dizer: “Não fui Eu que lhe ordenei!”
Vale lembrar que na desobediência nos tornamos refém das nossas escolhas, e Deus não se responsabiliza por isto, pois Ele é fiel a Sua palavra, Ele vela pelo que Ele diz. Nunca se esqueça disto!

 Deus te abençoe eternamente!  

Nenhum comentário: