sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mateus: 19:16


Bom dia a paz do Senhor!
Amados, quando nos aproximamos do Senhor Jesus, normalmente o nosso coração se encontra totalmente dilacerado pelas circunstâncias, o nosso eu, chegou ao limite de suportar o peso da vida, pois muita das vezes precisamos urgentemente dividir essa carga com alguém que esteja disposto a doar um pouquinho de si, mesmo que seja para apenas conseguirmos avistar um horizonte distante, entretanto, à medida que o Senhor vai nos restaurando, passamos a acreditar automaticamente que estamos totalmente prontos para herdar a vida eterna, para usufruirmos da mais sublime benção que o Senhor Jesus foi nos preparar, como está escrito em João 14:3 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.”
Em Mateus 19 versículos 17-21: Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom, se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos” “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”
Este relato na bíblia sagrada nos mostra uma situação diferente, pois se trata de um jovem rico que foi em busca de Jesus, provavelmente e talvez, até por acreditar que conforme ele entendia ao dizer que ele vivia de acordo com a lei, e somado ao dinheiro que ele tinha, faltaria menos para conquistar a vida eterna, a grande surpresa veio em resposta diretamente do seu interlocutor veja: “Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus, depois, venha e siga-me”(Mateus 19:21)
Talvez este jovem rico nem tivesse notado quanto já era escravo da sua própria riqueza, pois ele procurava tranquilizar a sua consciência impondo a si mesmo, uma vida de cumprimento de obrigações religiosas, entretanto, o Senhor Jesus queria que ele refletisse, e enxergasse a verdade que havia no seu coração, aquilo que ele realmente valorizava, e que ele visse o que de verdade ele amava na sua vida, os bens materiais que tinha conquistado.
No próprio livro de Mateus 6:21 diz: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”
Nos dias de hoje creio que o Senhor Jesus na sua perfeição, também quer nos mostrar, de como facilmente nos dobramos as coisas do mundo, como somos literalmente dominados por aquilo que momentaneamente nos garante uma vida superficial, temos total consciência de como é difícil conquistar, inclusive isto, independe totalmente de qual seja a conquista, seja de ordem física ou de ordem material, aquilo que o dinheiro pode nos garantir, e talvez seja o motivo ou a explicação de termos tanta dificuldade em entender de como viver o verdadeiro evangelho, olhando somente pra Jesus, vivermos pela fé!  Servir apenas a um Deus!  Interessante que o Senhor Jesus andava a pé, não usava alto-falante e pregava para multidões, não andava com seguranças, nem era acompanhado por grandes levitas da época para criar um clima de santidade, vivia como Santo! Ele é Santo! Ele foi o cordeiro, como esta escrito em João 1:29  ”João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
O Senhor Jesus sabia que para o jovem rico não seria fácil entender ou tomar essa decisão, então se expressa com grande lamento pois o amava muito, e sentia uma enorme tristeza por aquele jovem ter  escolhido o tão sombrio caminho que conduz a perdição.
 Em Mateus 19 versículo 22 diz: “Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.”
Interessante que, no texto sagrado não diz que o Senhor Jesus chamou-o de volta para lhe propor algo mais simples, algo que relevasse o pedido feito pelo Senhor! Sabem amados por que isto não aconteceu e continua a não acontecer? Porque o Senhor conhece o nosso coração! Muitas das vezes queremos a salvação, porém, não aceitamos largar do pecado, daquilo que nos amarra ao mundo e que nem sempre é o dinheiro, às vezes isto está relacionada a alguma coisa muito pequena, até insignificante para Deus, mas ele requer dos seus, obediência, fidelidade, integridade, veja o que está escrito na palavra no versículo 24 do capítulo 6 de Mateus “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.”
 Difícil não?  No entanto, isto não é a parte mais difícil da instrução dada pelo Senhor Jesus! Ao Jovem rico, a mim, e a você: Versículo 29-30 ”E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros.”
 Caminhos fáceis são bons para encurtarmos estradas tortuosas, porém, nos distanciam do Senhor, pois o inimigo utilizará sempre tudo que se opõe a obediência a Deus. Infelizmente isto esta diretamente relacionado a nossa vaidade, orgulho e presunção!.
 Deus te abençoe eternamente!

  

Nenhum comentário: