quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Oséias 1 : 2


A paz eterna do Senhor!                      
 Meus amados! Como eu gostaria poder falar a respeito do profeta Oséias, referindo-me a ele, utilizando a interpretação do texto como uma mera alegoria bíblica ou apenas como uma história simbólica fantasiosa para explicar a ira de Deus sobre o seu povo, já que tudo o que lemos nos dá o direito de acomodarmos numa interpretação de acordo com o que achamos! Não é assim? O que eu quero dizer é que, a partir de Gênesis poderíamos utilizar esse mesmo recurso, como forma de interpretação! Entretanto amados, sinto um grande temor e uma imensa responsabilidade ao falar da Palavra de Deus. Vejamos o que diz no livro de Lucas 12:47-48 “Aquele servo que conhece a vontade de seu Senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a que muito for confiado, muito mais será pedido.” No livro de Mateus 22:14 diz “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Disse mais a Palavra de Deus no livro de Oséias nos versículos seguintes: (3 e 4) “Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; ela engravidou e lhe deu um filho. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.  Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la. Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus”. Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho. Então o Senhor disse: “Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.”
Através dos filhos do profeta o Senhor revelava ao seu povo como Ele se sentia por causa da traição deles, os nomes foram dando o parâmetro exato da desaprovação de Deus para com a  corrompida  nação de Israel. Por outro lado, o nome do primogênito, “Jezreel”, que significa “Deus Semeará”, é aplicado de modo favorável ao povo, numa profecia de restauração.
Existe também a Interpretação a qual dá a entender que os dois últimos filhos de Gômer teriam sido produto de traição, (“Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade”), ou seja, não seriam filhos legítimos do profeta Oséias, mas ainda assim, ele prova o quanto amava a Deus não renegando sua infiel esposa.  Olhando a situação do profeta entendemos que, o Senhor colocou nas mãos d’ele a dura missão de representar a posição em que o povo de Israel se encontrava e que, onde infelizmente “continua permanecendo e se mantendo na mesma posição” diante d’Ele, através do sofrimento do profeta Oséias como homem, o qual era mal falado e ridicularizado perante os seus amigos e pela sociedade, Deus o usou para mostrar o quanto somos falhos.
 Amados do Senhor! Tenho demorado ou deixado de lado por várias vezes este texto, pois é palavra dura de ouvir e de escrever o que o Senhor tem falado, mas assim diz o Senhor: “O seu e o meu sacrifício é nossa obediência, diz o Senhor!” Ele é quem perdoa as nossas iniquidades, não queira beber do amargo cálice das consequências, o projeto que o Senhor idealizou para a sua é para a minha vida já foi abençoado por Ele! O preço a ser pago pela desobediência somos nós que colocamos e determinamos, por isto, a sentença é rigorosamente cumprida e não retirada por Deus, foi a nossa escolha e não a escolha do Senhor!
Imagine amado se o profeta Oséias determina-se no seu coração que ele não merecia casar com uma prostituta, pois ele era homem de Deus como nós dizemos que somos! Mas o Senhor procura verdadeiros adoradores, não de apenas palavras bonitas, mas de atitudes santas! O Senhor não aceita lábios mentirosos! Pois nós sabemos bem quem é o pai da mentira! Pequenas atitudes impensadas nos levam direto ao fracasso, quando deixamos de lado o que Deus determinou para as nossas vidas! Pelo que o nosso coração quer ou deseja! Isto se chama “Satisfazer o desejo da nossa carne” Cuidado amados! Isto é muito sério! Não existe atalho Para chegar ao céu! Não existe jeitinho para ludibriar ao Senhor! De Deus não se zomba! Tudo o que o homem plantar isso ele colherá!
Oséias 14: 1-4 diz: ”Volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios”.
Assim diz o Senhor: Acharei ainda “um” profeta neste mundo que criei,  que queira ser usado como exemplo para meu povo entender que eu também me entristeço e choro, sofro pela falta de lealdade! Pelo escasso reconhecimento como sendo o Seu Deus!
O Senhor Deus permanece “fiel eternamente a Sua Palavra”  Ele não brinca com os seus projetos, nem joga fora propósitos que Ele idealizou realizar através dos seus filhos.  
Em 1ª Aos Coríntios 1:25 diz: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana , e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.”

 Deus te abençoe eternamente!

Nenhum comentário: