segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Provérbios 1- 23

Bom dia... A paz do Senhor!

No Salmo 12:6 disse: “As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada”.

Tenho certeza que hoje é muito difícil achar uma casa onde não haja uma Bíblia! Por outro lado também é muito difícil achar nelas, pessoas que voluntariamente a leiam. Entretanto, temos que entender principalmente quando se trata de novos convertidos que vem de famílias não cristãs, pois o processo de conversão é longo, tenho como experiência a minha conversão, pois ora venha de uma família conhecedora da palavra de Deus, o que para mim era indiferente, neste caso fica mais difícil ainda entender as questões espirituais, ai começa o longo processo, primeiro de desintoxicação do mundo, pois os costumes do mundo parecem estar impregnados a nossa pele, músicas, hábitos, auto-afirmação etc. Leva anos para conseguirmos assimilar o trabalhar de Deus, ouvimos as pregações achamos interessantes, porem, não entendemos quase nada, vamos apenas pela novidade.

 Após um longo tempo, passamos a entender que temos um aliado fiel! Amigo incomparável, que é o Espírito Santo de Deus! Ele nos dará o entendimento e a sabedoria que vem diretamente da palavra de Deus, é claro que tudo isto dependerá dos ensinamentos recebidos até então! Pois só conseguiremos tudo isto através da busca incansável, pois isto o homem não pode dar! Pois vem diretamente do trono do Senhor. 

Na palavra de Deus em Jeremias 23-29 diz: ”Não é minha palavra como o fogo? pergunta o Senhor, é como um martelo que despedaça a penha”. Quando o Senhor refere-se a isto quer dizer que, Ele tem que quebrantar o nosso orgulho, nosso “eu”, ai a palavra começa a dar atrito no nosso entendimento, passamos a achar que pessoas que pregam estão de alguma forma tentando nos agredir usando a palavra de Deus, e muitas das vezes olhamos e voltamos para trás, pois também não entendemos que pessoas que falam de Deus são pessoas usadas por Ele! E que o Senhor através delas mostra o profundo e escondido que encontram- se no intimo do nosso coração, situações que ninguém sabe ou conhece, porem o Senhor as faz conhecidas pela pessoa, para trazer a luz pecado escondidos, que consideramos normal nas nossas vidas, pois ainda fazem parte do “velho homem”.

Em Provérbios: 1:7 diz: “O temor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”. Continuando o Senhor vai mais longe, na questão da obediência, em Provérbios: 1:28-31 diz: ”Então me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.”

Por outro lado, não podemos nos esquecer do inimigo das nossas almas! Pois ele fica ao nosso redor procurando ocasião para nos iludir com mentiras! Desânimo! Cegando o nosso entendimento, entretanto, a palavra de Deus nos garante que o Espírito Santos de Deus esta ao nosso lado continuamente para nos ensinar, nos consolar, nos constranger, e exortar, em Provérbios 3:3-6 diz “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e os homens, e a boa reputação. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça a Deus em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas”.

Em Provérbios 3:12 diz: “ Porque o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho, de quem deseja o bem”.

Por alguns anos ficamo-nos justificando, pois acreditamos que nada de errado fazemos! Em outras palavras, sábios ao nosso próprio entendimento.

Hoje estou plenamente convicta da necessidade de ouvirmos cada palavra mesmo parecendo repetida, ou dura, principalmente quando sabemos que o Senhor nos prepara para fazermos a sua obra; a palavra de Deus é o termômetro que mede a nossa espiritualidade, quando passamos a amá-la totalmente, e lemos a sua palavra com amor, sem olhar o tempo, sem preocupações com o horário, aí estaremos prontos para começar um grande ministério!

No livro de Mateus 12:34 diz “A boca fala do que está cheio o coração”. Não tenho dúvidas quanto a isto. 

Do que está cheio o seu coração?


Te amo em Cristo!

Nenhum comentário: