terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ester 6:1


Bom dia amados do Senhor!
Através desta palavra quero lhes mostrar algo que muita das vezes nós não percebemos e consequentemente também não entendemos certas situações a serem vividas, simplesmente por se tratarem de mistérios do Senhor Deus, uma destas situações é que: ”Quando o Senhor esconde ninguém revela” mais quando Ele revela, “Ele exalta”.
É próprio da nossa natureza acreditamos que quanto mais mérito se faz ao homem, mais se deveria receber dele; e se analisarmos pela nossa lógica realmente deveria ser dessa maneira, vejam, os filhos crescem e mães continuam a fazer para eles, o que eles já deveriam fazer por si, o empregado excelente sempre se esforça além de suas competências sem se preocupar com vantagens, a esposa dedicada naturalmente emprega todo o seu amor nas tarefas do lar para agradar esposo e filhos, entretanto o Senhor Deus não usa padrões lógicos humanos para mostrar os seus mistérios, Ele traz a tona a sua própria sabedoria para confundir os sábios da terra, veja dois exemplos tremendos que o Senhor nos mostra a seguir:
No livro de Ester 6:2-3 diz: ”E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado a Bigtã e Teres, dois dos oficiais do rei que guardavam a entrada do Palácio e que haviam conspirado para assassinar o rei Assuero. Então disse o rei: “Que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?”, perguntou o rei. Seus oficiais responderam: “Nada lhe foi feito.”
Então, o Senhor me levou a mais um exemplo na Bíblia onde fala também de alguém que como Mardoqueu a quem o Senhor Deus escondeu nas crônicas do rei, onde houve outro acontecimento na história num lugar chamado de Lo-Debar, onde jazia escondido Mefibosete, um menino que nasceu num berço de ouro, e que era herdeiro legítimo do trono de Israel, pois era filho do príncipe Jônatas e neto do rei Saul, e que aos cinco anos de idade quando sobreveio uma grande tragédia à família real em que foram mortos o rei Saul e seus três filhos Jônatas, Abinadabe e Malquisua na batalha contra os filisteus, e que ao chegar a noticia ao palácio, este se alarmou, disse na bíblia que no meio da confusão a ama de Mefibosete o apanhou para fugir, e na presa ele caiu dos seus braços ficando aleijado de ambos os seus pés, onde desde então era lembrado apenas como “o aleijado” pelos homens, porem, o Senhor Deus após vinte anos, trouxe a memória do rei Davi, a lembrança de Jônatas seu amigo amado, veja a seguir, como o Senhor Deus também não se esqueceu de Mefibosete:
Em II Samuel 9:1-6 diz: “Certa ocasião Davi perguntou: ”Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa da minha amizade com Jônatas?”. Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: “Você é Ziba?” ”Sou teu Servo”, respondeu ele. Perguntou-lhe Davi: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés”. “Onde está ele?” Perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”. Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. Quando Mefibosete filho de Jônatas e neto de Saul compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra.” Mefibosete?” Perguntou Davi. Ele respondeu: ”Sim, sou teu servo”.
Voltando ao livro de Ester capítulo 6:4-11 diz: “O rei perguntou: “Quem está no pátio?” Ora, Hamã havia acabado de entrar no pátio externo do palácio para pedir ao rei o enforcamento de Mardoqueu na forca que ele lhe havia preparado. Os oficiais do rei responderam: “É Hamã que está no pátio”. “Façam-no entrar”, ordenou o rei. Entrando Hamã, o rei lhe perguntou: “O que se deve fazer ao homem que o rei tem o prazer de honrar?” E Hamã pensou consigo: “A quem o rei teria prazer de honrar, senão a mim?” Por isso respondeu ao rei: “Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão do rei na cabeça. Em seguida, sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: ‘Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!’ ” O rei ordenou então a Hamã: “Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que você sugeriu. Ele está sentado junto à porta do palácio real. Não omita nada do que você recomendou”. Então Hamã apanhou o cavalo, vestiu Mardoqueu com o manto e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando à frente dele: “Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!”.
Vejam que interessante como Deus finalizou a história de Mefibosete: em II Samuel 6:7 diz: ““Não tenha medo”, disse-lhe Davi,” Pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. “Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre a minha mesa”. Sei que muitas das vezes por causa das circunstâncias a nossa resposta seria como a de Mefibosete: “Quem é teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?” Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: “Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa”. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. Então Ziba disse ao rei: “O teu servo fará tudo o que o rei, meu senhor, ordenou”. Assim, Mefibosete passou a comer à mesa de DavI como se fosse um dos seus filhos.”
No livro de I Samuel 2:7-8 diz: “O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado  e do monte de cinzas ergue o pobre;  ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra.”
 Muitas das vezes nos sentimos esquecidos por Deus! Achamos que tudo acabou e que nada mais há de acontecer nas nossas vidas! Mas eu creio que  haverá também exaltação na sua e na minha vida! Deus não se esqueceu de finalizar a nossa história, no livro de Eclesiastes 7:8 diz: “O fim das coisas é melhor que o seu início” Apenas creia que tudo vai acontecer conforme os planos do Senhor!

 Deus te abençoe eternamente!

Nenhum comentário: