terça-feira, 15 de outubro de 2013

Neemias 8:10


A paz do Senhor amados!
No capitulo 8:10 de Neemias: diz: ”E Neemias acrescentou: Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam, com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”.
Muitas das vezes as experiências amargas da vida conseguem tirar ou ofuscar a nossa alegria, minando a nossa fé, a nossa esperança de uma maneira tão terrível, que consegue sobrepujar até o desejo de viver, mas, uma das maravilhas do Senhor é que podemos reencontrá-la: através dos louvores, através da Sua palavra, pois estes são ícones poderosos, que fazem parte do grupo de pilares, que sustentam a nossa fé. No livro de Neemias nos fala da restauração dos muros de Jerusalém que tinham acabado de ser reconstruídos, por outro lado, isto não tinha alegrado suficientemente ao povo de Israel, havia no meio deles um grande desejo de reencontrar a alegria, e eles entenderam que a única maneira de acha-la, seria ouvindo a palavra de Deus.
No capitulo 8:1-3 diz: “Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham-se instalados em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel. Assim, no primeiro dia do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembleia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender. Ele a leu em alta voz desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei”.
 Amados que maravilha! Este era um povo que desejava obedecer ao Senhor Deus!  Ora sabemos que: Não há como obedecê-Lo sem conhecermos a Sua palavra! Pois a Sua palavra é que nos ensina! Nos renova! Nos liberta! Nos consola! A Bíblia nos mostra que o desejo que eles tinham de ouvir a palavra do Senhor, era tão grande! Que nos dá a impressão de que estavam envolvidos por um sentimento muito profundo e sincero, o que creio que veio a se transformar numa perfeita adoração, não deixa dúvidas de que chegou à presença do Deus Vivo como perfume suave, também, podemos entender que eles se encontravam reunidos num espaço aberto sem nenhum conforto, mas tudo leva a crer que o que realmente ansiavam, era ouvir o que seria falado, nada mais do que a palavra do Senhor! Isto de alguma maneira no dá uma grande lição, é um exemplo a ser seguido, pois a pretensão Que os envolvia era de extrema importância para eles. A palavra do Senhor amados não precisa ser enfeitada! Ela se garante por si mesma! Pois ela foi escrita debaixo da Graça do Espírito Santo de Deus, o evangelho que temos que pregar tem que ser pregado de forma genuína!
Em Hebreus 4:12-13 diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e  intenções do coração. Nada, em toda a criação,  está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.
Olha que maravilha!  Voltando em Neemias nos versículos 5 e 6 diz: ”Esdras abriu o Livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o Livro, o povo todo se levantou. Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: “Amém! Amém!”.  Então Eles adoraram ao Senhor, prostrados, rosto em terra”.
Quanta reverência! Que coisa maravilhosa! Algumas vezes eu já fiquei preocupada quando nas congregações se faz leitura da palavra do Altíssimo, pois nalguns casos pessoas nem se incomodam em ficarem sentadas! (Com exceção daquelas que por razões maiores não podem) Para elas é como se fosse apenas mais uma palestra! Ou como se fosse a amostra de um tema qualquer.  Neste caso, é evidente que a clareza desta Palavra, veio a restaurar a alegria do povo. 
Nos versículos 11 e 12 diz: “Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: “Acalmem-se, porque este é um dia santo, não fiquem tristes!” Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas”.
Encontramos referência desta renovação no Salmo 126 que diz: ”Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia:” O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aquele que semeia com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”.
É muito bom festejarmos, compartilharmos com os nossos irmãos, as nossas alegrias e as nossas conquistas no Senhor!  Principalmente aquelas que têm peso espiritual, pois a nossa força tem que estar firmada na alegria de servirmos a um Deus Vivo, este sentimento não pode ser roubado do nosso coração, apesar de muitas das vezes o inimigo investir cruelmente sobre nossas emoções.

 Deus seja louvado eternamente!

Nenhum comentário: