quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Hebreus: 12:14


A paz gloriosa do Senhor Jesus!
 Sendo todos naturalmente críticos, creio que você também em dado momento, tenha se surpreendido (a) se auto-questionando: Será que, o que fazemos diariamente acreditando ser correto, agrada á Deus? Será que o nosso proceder está sujeita a palavra de Deus realmente? Qual o motivo que nos leva a desenvolvermos muitas das vezes, sentimentos radicais, quanto a certos procedimentos, ou atitudes usadas por outras pessoas, que também dizem amar e servir ao Deus Vivo? E, por que, essas atitudes, aos nossos olhos parecem tão erradas! Ai vem á pergunta: O Senhor leva em conta quanto a estes procedimentos?  Ou erramos ao fazermos criticas? 
A palavra santificação vem do termo grego “hagiazo” e significa “separar do profano para o sagrado. ”É um princípio divino que cada crente deve seguir e alcançar, pois a Bíblia está repleta de passagens que nos ordenam a buscar continuamente esta ação de Deus em nossas vidas”
Em II Coríntios 7:1 a palavra nos diz: “Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus”.
 Meus amados! Durante a nossa vida desde a infância, somos naturalmente regrados dentro de disciplinas que civicamente são consideradas corretas, com Deus não é diferente, ao nos alistarmos para a batalha, para fazermos parte deste exercito celestial, teremos que nos adequar aos termos de acordo com a causa pela qual iremos lutar, obedecermos ao comando do nosso General que é Cristo, veja o que a palavra de Deus diz através do apóstolo Paulo em II aos Coríntios 10:2-4 Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humano. Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humana;  ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas”.
  Vale considerar que temos um manual de instruções, que a cada dia, fica mais perto e ao alcance de mais pessoas no mundo terreno. A Bíblia, que é a palavra de Deus revelada, é onde achamos as seguintes instruções: No antigo Testamento 39 livros, 929 Capítulos e 23.146 versículos. No novo testamento 27 livros com 260 Capítulos e 7957 Versículos, (existem variações conforme a tradução) aprendemos através deste manual, o passo a passo para vencermos as lutas diárias, e, uma das instruções mais consideráveis que encontramos nela, está escrito na Sua palavra em Marcos 16:15 “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. O desejo do Senhor Deus através do sacrifício do seu Filho, nos mostra, que ha uma preferência no coração Dele, e é de que todos sejam salvos. Foi também nos enviado um consolador, para nos auxiliar a cada instante , o  “Espírito Santo de Deus”, isto é muito lindo! Podemos ver que Nós, não fomos jogados num campo de batalha! Conhecemos até o nosso inimigo! A nossa causa é o evangelho, do qual obtivemos o exemplo vivo do Senhor Jesus! E o nosso objetivo é conquistar a vida eterna, através do projeto salvífico que o Senhor Deus criou para a nossa redenção, veja a seguir:
Em Atos dos Apóstolos capítulo 1:1-5 diz:  “Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo””
 Hoje eu vejo isto de uma maneira maravilhosa e tremenda, mas já se passaram vários anos neste aprendizado, não é o homem que nos instrui, veja: Tenho por experiências uma grande mudança comportamental depois que o Senhor me tirou do mundo, isto aconteceu após ter ouvido a voz do Espírito Santo de Deus falando comigo, me dizendo “você não tem que fazer isso” Com certeza ao homem eu não teria escutado! Pois entenderia que ele estava se intrometendo na minha vida. Isto acontece também quando estamos indo em direção a um abismo e ouvimos uma voz que nos diz: vá pela outra rua ou não vá por esse lugar! Podemos viver esta experiência também, quando somos presenteados com algum alimento preparado, e o Espírito Santo nos pede para não o ingerirmos. Quantas pessoas através de um alimento oferecido a outra coloca em prática toda a sua malignidade direcionada pelo diabo, para lhe atingir, seja por conta de inveja, ou por pura maldade, por isto devemos realmente diferenciar o “Sagrado do Profano” fazermos o que é “bom e não o que é ruim”. Ora existem inúmeros conceitos sobre santidade como: Acreditar que, ser santos, é ser como foram pessoas que, nos tempos antigos, viveram em conventos, enclausurados, isolados em montanhas e locais desérticos, separados da sociedade ou longe do convívio com outras pessoas, porém, a bíblia, nos mostra um ensinamento totalmente diferente, somos exortados a buscar a santificação continuamente. Se a Bíblia nos ordena à santificação, logo entendemos que se trata de algo disponível também às nossas vidas. Devemos levar em conta de que Jesus Cristo era é e sempre será Santo e viveu entre multidões, Ele nunca se isolou.
Em I Pedro 1:15-16 diz “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.
 A santidade de Deus é o modelo que temos para a nossa vida. A santidade de Deus não tolera o pecado.
 Em Isaías 59:2-4 diz: “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto D’Ele, e por isso ele não os ouvirá. Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmuram palavras ímpias. Ninguém pleiteia sua causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apoiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniqüidade”.
A santidade deve ser uma busca contínua do homem, por isto nos consagramos a Deus, mas não alcançaremos a santidade apenas pela nossa consagração. Nossos jejuns, orações, devocionais, votos e promessas, tudo isto é muito bom, contudo, raramente buscamos apenas a santidade através destas consagrações, pois sempre tomam o primeiro lugar erroneamente as nossas necessidades.
A santidade vem de Deus, Ele santifica a quem Ele quer, do jeito e na hora que Ele quer. A santidade deve ser o nosso alvo, tanto para o bem da nossa vida espiritual, como para o bem daqueles que estão ao nosso redor.
O povo recebeu um avivamento em Israel ao ver a coluna de fogo consumir o sacrifício feito por Elias. De igual maneira, a presença de Deus nas nossas vidas deve ser um sinal notório, um sinal do céu. O povo voltou-se para Deus naquele instante, glorificou ao Senhor, mas isso não foi pelo altar que Elias edificou, e sim, pela coluna de fogo que Deus enviou em resposta ao desafio de Elias contra os profetas de Baal, é através disto o Senhor Deus, trouxe a santidade a Israel!
Deus quer homens santos, obviamente, tais homens devem ser consagrados, entregues totalmente a Deus, a fim de serem santificados. Devemos colocar no altar de Deus o nosso ego mais profundo, nossas memórias dolorosas, mente (pensamentos), vontade, língua, mãos, pés, reputação, esperança, lamentos e súplicas, e após isso esperar a resposta de Deus.
Podemos dizer que a santidade é um batismo. Se analisarmos o que Deus fez no dia de pentecostes chegamos a essa conclusão. Cristo ordenou que os seus discípulos esperassem o “revestimento do alto” (Lucas 24.49). E então entendemos o porquê de um tempo de espera tão longo, para que o fogo viesse a eles. Muitos desistiram da espera. Não passaram no teste da perseverança. Mas para aqueles que aguardaram havia um segredo. Havia uma dádiva do céu. Certamente podemos dizer que enquanto esperavam para ser cheios, eles se esvaziaram de si, para serem cheios pelo o que era do alto. Certamente eles sondaram seus corações e esqueceram-se dos medos, das invejas, da ambição, da diferença individual, de toda autossuficiência, para manter apenas um desejo: fome e sede de Deus”.
Só saborearemos este resultado, quando naturalmente formos guiados pelo Espírito Santo de Deus, pois a santidade é um dom da graça de Deus, e a requeremos a partir do momento em que nada mais se sobrepõe a vontade de Deus nas nossas vidas, o nosso querer fica totalmente sujeito ao querer do Senhor, Deus fala de diferente maneira para diferentes pessoas, mas o fim é o mesmo, a causa não muda, Ele quer nos levar para o Céu, mas temos que aprender a obedecê-lo e entender que Ele sempre quer o melhor para nós.   
 A santidade é um dos atributos do Deus Todo-Poderoso. A santidade tem origem no ser divino e eterno do Senhor Deus. A Bíblia nos informa que Deus é absoluto em santidade:
No livro de Êxodo 15-11 diz: “Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?”.
Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais santidade adquirimos.
No livro de João 17:17  diz: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.”
No novo nascimento, cada crente está sendo eternamente santificado em Cristo, é retirado do poder do diabo para dentro da família de Deus, temos que entender que somos eternos aprendizes no caminhar com o Senhor. Cada pessoa é totalmente individual quanto ao aprendizado com o Senhor Deus! Cada pessoa dará conta de si no juízo final! Contudo, ninguém fará a sua parte! Ninguém poderá justificar os seus atos diante de Deus!
Ouvimos dizer constantemente no mundo “errar uma vez é humano”... E com Deus? Quantas vezes erramos e nem sequer temos explicações suficientes, para justificar ao Senhor Deus, os motivos que nos levaram ao erro, ou o motivo destas fraquezas!  
Que o Senhor fale mais ao teu coração!


Nenhum comentário: