domingo, 25 de setembro de 2016

Juízes 6:15

A paz do Senhor!

No livro de Juízes: 6:15 nos mostra que Gideão não fez nada diferente do que a grande maioria das pessoas faria numa situação semelhante; nos desculparmos diante do Senhor Deus, acreditando que poderíamos convencê-lo de nossa incapacidade; pois muitas das vezes subestimamos que Dele é o poder, e Ele o dá a quem Ele quiser! Nos capacitando para aquilo que Ele nos separou.

Em Juízes 6:11 diz: “Então o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra que pertencia á Joás, o Abiezrita: e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo na lagar, para os salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo varão valoroso”.

Ora isso parecia muito animador, porquanto o povo de Israel estava sujeito aos midianitas, observemos o versículo 1º do mesmo capitulo “Porém os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor: e o Senhor os deu na mão dos midianitas por 7 anos”.

Em lugar nenhum dentro da palavra de Deus fala que pela ‘desobediência foram abençoados’ ou livres do preço a ser pago pelas ‘atitudes erradas’, porem, o Senhor Deus que tudo vê, encontrou em Gideão um coração disposto! Alguém que apesar da situação não se intimidou com os midianitas e amalequitas, conseguindo desta maneira atrair a atenção do Senhor Deus.

No versículo 13 Gideão responde ao anjo:”Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez subir ao Egito? Porem agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas”. No versículo 14 ”Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas: Porventura não te enviei Eu?”.

Tantas são as vezes que ousamos pelas circunstâncias, jogar diante de Deus as nossas reclamações, pois parece que até a fé, se evadiu de nossa alma e nem dos seus benefícios nos lembramos mais; Por outro lado se observamos com cuidado a palavra de Deus, tudo indica que até no meio de um povo contaminado o Senhor procura achar, no mínimo uma pessoa inconformada com a situação, para poder usá-la e livrar Israel do caos.

Sabem irmãos: nós podemos até fazer como Gideão, pedir um sinal para termos certeza que é mesmo o Senhor Deus falando conosco, porem, não podemos nos esquecer do Altar do Senhor. No versículo 24 diz: ”Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou ‘Senhor é Paz’ o qual até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas”. Existe mais um detalhe: temos que ter também ousadia, para derrubarmos outros altares feitos para outros deuses! Deuses os quais para não perdermos algo, concordamos com tudo! Fazemos vistas grossas por conveniência, seja para mantermos o salário que sustenta a nossa vida confortável! Ou apenas para não termos que sair do sossego do nosso aconchego! Cuidado! Assim diz o Senhor: Ele vai tirar você deste conforto! Não foi pra isto que o Senhor te encheu da sabedoria Dele!

Deus não leva em conta se falamos ou escrevemos perfeitamente, se temos um porte físico atlético, se pertencemos a um grupo social de elite ou pelos diplomas que constam na parede de nossa sala. Nos versículos 30 e 31 diz: “Os homens da cidade disseram a Joás: traga seu filho para fora. Ele deve morrer, pois derrubou o altar de baal e quebrou o poste sagrado que ficava ao seu lado. Joás porem respondeu a multidão hostil que o cercava: Vocês vão defender a causa de baal? Estão tentando salva-lo? Quem lutar por ele será morto pela manha! Se baal fosse realmente um deus, poderia defender-se quando derrubaram o seu altar”.

Interessante que o Senhor Deus foi dando estratégias a Gideão, no inicio parecia que o Senhor colocaria um grande exército para lutar junto a ele, pouco a pouco foi eliminando a quantidade de guerreiros, até chegar ao numero de apenas trezentos que iriam para a batalha. Com Deus irmãos, não é a quantidade que fará a diferença em nossas conquistas, não será a nossa força que eliminará o inimigo na batalha, pois como diz no Salmo 103:14-18: ”Pois Ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe o lugar que ocupava. Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o teme, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos”.

Vejam como transcorreu esta batalha Juízes 7:22 “Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez com que todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas” Em II Crônicas 20:17 o Senhor diz: “Nesta peleja não tereis que pelejar: parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco”.

Ele luta por nós!

Que o Senhor fale mais ao teu coração!

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Gênesis: 24 26-27

Bom dia a paz do Senhor!

No capítulo 24 do livro de Gênesis encontramos o relato de um acontecimento onde Abraão demonstra como ele confiava nas promessas feitas pelo Senhor Deus, pois ele confiou ao seu servo uma missão extraordinária, onde tudo isto não teria sido possível sem fé!

No versículo sete Abraão declara “O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e da minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho”.

Sem conhecimento da palavra de Deus, poderíamos dizer que apenas foi pura sorte, ou obra do acaso, porem, é certo que quando a nossa confiança está no Senhor Deus, se estivermos diante de pessoas que não O conhecem, os mesmos serão beneficiados por causa da nossa fé! Pois o Senhor por amor daqueles que o amam, com certeza responderá!

No versículo 12-14 deste mesmo capítulo o servo de Abraão orou: “Senhor Deus, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como vês, estou aqui ao lado da fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Conceda que a jovem a quem eu dizer: Por favor incline o seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: Bebe. Também darei água aos teus camelos, seja essa a que escolhestes para o teu servo Isaque. Saberei assim que fostes bondoso com o meu senhor”.

Observando o que o servo de Abraão relata, dá a impressão de que ele estaria dando ordens ao Senhor Deus, porem, do mesmo jeito que o Senhor Deus prometera Isaque a Abraão, Rebeca com certeza já estava incluída no plano de Deus, para vir a ser a esposa de Isaque.

No Salmo 139:16 disse: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro, antes de qualquer deles existir”.

Os sonhos de Deus para com Israel já foram estabelecidos por Ele! A nomeação de Saul como rei, aconteceu de tanto o povo pedir um rei ao Senhor, Ele permitiu! Porem, antes através do profeta Samuel o Senhor avisou o povo o que iria acontecer nesse reinado.

Em I Samuel 8:6 Quando, porem, disseram “Dá-nos um rei para que nos lidere isto degradou a Samuel; então ele orou ao Senhor, e O Senhor lhe respondeu: Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo, não foi a você que rejeitaram, foi a Mim que rejeitaram como rei”.

Em I Samuel 9 -17 Quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei, ele governará o meu povo”. No capítulo 10:1 “Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou dizendo: O Senhor o ungiu como líder da herança dele”.

Amados, quero te dizer que a graça de Deus só vai se manifestar para aqueles que realmente confiam no Senhor, para o verdadeiro cristão não existe coincidência e sim ‘Cristocidência’.

Muitas coisas, devido a nossa obstinação, o Senhor Deus permite que se realizem nas nossas vidas, hoje até com muita freqüência, devido a nossa mente estar totalmente condicionada de acordo com a vida secular! A qual pede que tudo aconteça instantaneamente! Fazendo parecer que os sonhos de Deus demoram demais para se realizar nas nossas vidas. Ora, mesmo tendo hoje o Espírito Santo de Deus para nos ajudar nas nossas fraquezas, queremos resolver tudo por nossa conta, infelizmente às conseqüências são o resultado das nossas escolhas!

Continuando no capítulo 25:21 fala da descendência de Isaque: “Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca sua mulher, engravidou. Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: porque está me acontecendo isso? Foi então consultar ao Senhor. Disse-lhe o Senhor: “Duas nações estão em seu ventre, já desde a suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo”.

Por acaso conforme o Senhor falara, não aconteceu com Esaú e Jacó?

Muitas das vezes estamos vivendo a beneficência do Senhor, tendo uma vida prazerosa cheia do que mais queremos e amamos!  Porem, nem percebemos que Deus é autor de tudo isso é onde naturalmente esquecemos-nos de agradecer ou damos o louvor a quem tudo tem feito por nós!


Bendito e engrandecido seja o nome do Senhor eternamente!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Isaias 22:25

Bom dia, a paz do Senhor!

Amados irmãos; são tantas às vezes que o Senhor Deus tem que mudar as hierarquias dos viventes, tratar com extrema dureza situações apenas por conta do fermento, que incha os corações de maneira tal, que não se lembram de que há um Deus acima de tudo, e que nada escapa aos seus olhos! Ele tem poder para destituir os que se tornaram grandes por e para si mesmos! Como também tem o poder para honrar os pequeninhos e menos favorecidos deste mundo.

No capítulo de Isaías 22 do versículo: 19-21 diz o Senhor “Eu o demitirei das suas funções, e do seu cargo você será deposto. Naquele dia convocarei ao meu servo Eliaquim, filho de Hilquias. Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Judá”.

Não é raro encontrarmos na palavra de Deus exemplos fortes como este. No livro de Daniel capítulo 4 versículo 33 disse “A sentença sobre Nabucodonosor cumpriu-se imediatamente, ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim com os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pelos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves”.

No versículo 34 o próprio rei declara: “Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado, Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre, o seu domínio é domínio eterno; o seu reino dura de geração a geração”.

Voltando ao livro de Isaías nos versículos do 22-24 “Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir. Eu o fincarei como uma estaca em terreno firme”.

Meus amados, hoje eu entendo que quando vivemos no mundo sem conhecimento da supremacia de Deus, o Senhor perdoa o tempo da ignorância, como está escrito no livro de Atos dos Apóstolos 17:30 “no passado Deus não levou em conta o tempo da ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar se arrependam” podemos fazer de conta que a palavra de Deus estava se referindo a tempos mais antigos, porem, lembre-se que a palavra se renova a cada dia e hoje é para mim e para você, quando éramos do mundo vivíamos para nos engrandecer perante os outros, éramos melhores, tínhamos o melhor e ninguém conseguia-nos vencer, “tudo pura ignorância”. Bom é hoje reconhecer, mas o maior perigo se manifesta quando o Senhor nos exalta e passamos a confiar na nossa auto-suficiência, quando inconscientemente rejeitamos a intervenção de Deus nas nossas vidas, porque achamos que nalguma coisa Deus não precisa intervir.

Pequenas armas, porem, poderosas são as que satanás fica guardando cuidadosamente, esperando a oportunidade para  utilizá-las contra nós, de preferência para acabar com o nosso relacionamento com o Altíssimo; são: “Dinheiro, orgulho, mulher/homem, desânimo”. Grandes ministérios foram frustrados no mundo por estas pequenas brechas abertas por falta de vigilância, flertar com o pecado, dar vazão as emoções.

No livro de Provérbios 30:21-23 “Três coisas fazem tremer a terra, e quatro ela não pode suportar: o escravo que se torna rei, o insensato farto de comida, a mulher desprezada que por fim se casa, e a escrava que toma o lugar da sua senhora”.

Não queira se tornar deus da sua vida, não mude o roteiro que o próprio Deus fez para você, pois Ele é fiel para te honrar em todo tempo, pois Ele é bom.


“Jesus te ama eternamente”

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Deuteronômio 3:25

Bom dia! A paz do Senhor!

Continuando em Deuteronômio no capítulo I versículo 34 e 35 diz: “Ouvindo, pois o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: “Nenhum dos homens desta maligna geração verá a boa terra que jurei de dar a vossos pais”.

Fazendo um breve comparativo; será que para conquistarmos a terra prometida pelo Senhor, se nos depararmos de frente ao Jordão, conseguiríamos passar e alcançar a promessa?

Infelizmente até por causa dos grandes avanços tecnológicos, tem se desfocado o nosso alvo, por este motivo cada dia mais vemos e ouvimos a respeito de uma vida com Deus cheia de facilidades e prosperidade, raramente se ouve falar de que para alcançar a terra, teremos que atravessar primeiro um deserto e em seguida um Jordão, e quando nos deparamos acidentalmente com este Jordão, com certeza iremos nadar rapidamente tentando chegar logo ao outro lado por conta do anseio, ai infelizmente começamos a nos afogar em murmurações e reclamações contra o nosso Deus, por conta das dificuldades, algumas vezes até olhamos para trás com o intuito de querer desistir e voltar, ai, infelizmente queremos colocar a culpa em alguém, e quem melhor para culparmos se não ao próprio “Deus”.

Veja como naturalmente somos ingratos: Estando com saúde, queremos a perfeição do corpo segundo os padrões do mundo. Se tivermos casa própria, reclamamos dos móveis. Tendo dinheiro para condução, reclamamos porque não temos carro. Se fizer calor queremos frio, se faz frio queremos calor. Se tivermos olhos que enxergam perfeitamente, reclamamos da cor.

No livro de Eclesiastes capítulo 7 versículo 14 o Senhor nos diz: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; más quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro”.

Voltando a Deuteronômio I versículo 36 diz: “Exceto Calebe, filho de Jefoné. Ele a verá, eu darei a ele e a seus descendentes e terra em que pisou, pois seguiu ao Senhor de todo coração”.

Versículo 37 Moisés disse: Por causa de vocês o Senhor irou-se contra mim e me disse “Você também não entrará na terra. Más o seu auxiliar, Josué, filho de Num, entrará. Encoraje-o, pois ele fará com que Israel tome posse dela”.

Amados, são tantas as oportunidades que perdemos a cada dia de adorarmos e glorificarmos a Deus, por conta de estarmos ligados a vaidade, o Senhor Deus criou o modelo de computador mais perfeito que ninguém ainda conseguiu desvendar, o nosso cérebro, que processa, e projeta antecipadamente o bem e o mal, conforme o que vemos, ouvimos ou imaginamos.

Veja o que diz a palavra de Deus através daquele que pediu ao Senhor sabedoria, e que Deus o exaltou também em riquezas de sobremaneira, e que no mundo ainda não se achou alguém que possua tanto quanto Deus lhe deu. No livro de Eclesiastes 5:10 diz “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente, quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos, Pois tudo é vaidade” , no versículo 15 diz: “o homem saiu nu do ventre da sua mãe, e como vem assim vai, de todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo”. No versículo 17 termina dizendo: “Passa toda a sua vida nas trevas, com grande frustração, doença e amargura”.

Com certeza o desejo do nosso Deus, é que tenhamos uma vida totalmente abençoada, porem, na hora da conquista, os nossos limites começam a se alargar de forma descontrolada, pois a vaidade não vem de Deus, em provérbios 19:9 “A benção do Senhor é que enriquece; e não acrescenta dores”
Tenha um dia totalmente abençoado!


Bendito seja o nome do Senhor eternamente, AMÉM!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Daniel 2:21

Bom dia: A paz do Senhor!

Amados irmãos muitas das vezes a gente nem imagina os sentimentos terríveis que existem dentro de nos, os quais só o Senhor Deus através do Seu Espírito Santo pode nos dar a definição exata:

Daniel é chamado na bíblia de “sonhador”, não entanto nos tempos de hoje ser um sonhador é também interpretado como: alguém que passa pela vida sem realizações, sem objetivos, ou alguém sem metas definidas.

Daniel na ótica de Deus era como o próprio anjo Gabriel dissera a ele (Daniel 9:23) “Por que és mui amado” (Daniel 10:11) “E me disse: Daniel homem mui desejado”.

Podemos definir isto no vocabulário atual ”como homem realmente cheio da graça de Deus” havia nele um espírito excelente, o Senhor Deus através de visões lhe dava a interpretação de sonhos.

No capitulo seis fala de Daniel ter sido lançado na cova dos leões. No versículo 4 diz: ”Diante disso, os supervisores e os Sátrapas procuraram motivos par acusar Daniel em sua administração governamental, 
mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente. “Finalmente esses homens disseram: Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele”.

Com certeza já todos ouviram falar do episodio onde se refere á Sadraque, Mesaque e Abednego terem sido lançados no forno de fogo ardente (Daniel 3:23) .

No mesmo capitulo no versículo 12 diz: “Mas há alguns judeus que nomeastes para administrar a província da Babilônia, Sadraque Mesaque e Abednego, que não te dão ouvidos, ó rei. Não prestam culto aos teus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandastes erguer”

É muito difícil em tempos atuais acreditar que se pode sobreviver a estes sentimentos que o Senhor me leva a falar abaixo, sentimento que está presente em todo momento na vida de todos nós, são muitas as vezes que ouvimos falar a respeito da inveja: invejinha boa que não faz mal a ninguém, inveja santa e outras palavras classificatórias a respeito deste sentimento, enfim.

Quero passar o que o Senhor me disse a respeito: “a inveja é um desejo maligno, cruel, incontrolável injetado na mente do ser humano por satanás, projetado para destruir, frustrar, anular projetos, sonhos, ideais que o outro deseja realizar”. Este sentimento tem a força de uma maldição que pode se tornar mortal é como se, se jogasse brasas incandescentes sobre a outra pessoa, é um sentimento avassalador que pode destruir até os sonhos de Deus na vida do próximo, sabe aquele olhar que você recebe muitas das vezes de pessoas que não tem nenhum motivo pra te desejar mal, porem, na hora você sente esse olhar dolorido, pois bem, o Senhor é o único que pode revelar como esta escrito no livro de Daniel 2:22 “ Ele revela o profundo e o escondido: conhece o que esta em trevas, e com Ele mora a luz”.

Sabe por que Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego sobreviveram a tudo isso porque eram homens de oração, e não invejavam. No capitulo 6 :10 diz: “três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus como antes costumava fazer”. No versículo 22 diz: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões para que não me fizesse dano, por que foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”.

Quero te dizer que apesar da intenção maligna que alguém possa ter contra os teus projetos, lembre-se o que o Senhor falou a Abrão em Genesis 12:3 “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Nós fazemos parte da descendência de Abraão, conseqüentemente pertencemos ao grupo onde diz “Todas as famílias da terra”.

No mundo espiritual existe um grande universo entre “falar no Espírito” e “Viver no Espírito”. Falar no espírito é como acontecia com Daniel, á interpretação dos sonhos vinha diretamente da parte de Deus, muitas das vezes o Senhor também revela situações ou mostra algo para ser falado para alguém, Ele usa quem Ele quer, pois Ele é DEUS

 Viver no Espírito como foi demonstrado no livro de Daniel, significa sobre passar todas as barreiras que se interpõe entre o homem e Deus, é simplesmente romper do que é natural, na dimensão do sobrenatural de Deus, quando não haja nada neste mundo que nos detenha ou nos prenda a desejos carnais, com certeza sobre passaremos e atingiremos este estágio superior diante do Deus vivo, principalmente quando não houver laços de vaidade, orgulho e falta de perdão.

Nunca se esqueça de que na Sua Palavra em Aos Gálatas 6:7 diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará” dai a importância de se consagrar dia após dia, orando, jejuando e buscando-O através da Sua Palavra.


Bendito seja o Deus da minha salvação!