domingo, 25 de setembro de 2016

Juízes 6:15

A paz do Senhor!

No livro de Juízes: 6:15 nos mostra que Gideão não fez nada diferente do que a grande maioria das pessoas faria numa situação semelhante; nos desculparmos diante do Senhor Deus, acreditando que poderíamos convencê-lo de nossa incapacidade; pois muitas das vezes subestimamos que Dele é o poder, e Ele o dá a quem Ele quiser! Nos capacitando para aquilo que Ele nos separou.

Em Juízes 6:11 diz: “Então o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra que pertencia á Joás, o Abiezrita: e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo na lagar, para os salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo varão valoroso”.

Ora isso parecia muito animador, porquanto o povo de Israel estava sujeito aos midianitas, observemos o versículo 1º do mesmo capitulo “Porém os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor: e o Senhor os deu na mão dos midianitas por 7 anos”.

Em lugar nenhum dentro da palavra de Deus fala que pela ‘desobediência foram abençoados’ ou livres do preço a ser pago pelas ‘atitudes erradas’, porem, o Senhor Deus que tudo vê, encontrou em Gideão um coração disposto! Alguém que apesar da situação não se intimidou com os midianitas e amalequitas, conseguindo desta maneira atrair a atenção do Senhor Deus.

No versículo 13 Gideão responde ao anjo:”Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez subir ao Egito? Porem agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas”. No versículo 14 ”Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas: Porventura não te enviei Eu?”.

Tantas são as vezes que ousamos pelas circunstâncias, jogar diante de Deus as nossas reclamações, pois parece que até a fé, se evadiu de nossa alma e nem dos seus benefícios nos lembramos mais; Por outro lado se observamos com cuidado a palavra de Deus, tudo indica que até no meio de um povo contaminado o Senhor procura achar, no mínimo uma pessoa inconformada com a situação, para poder usá-la e livrar Israel do caos.

Sabem irmãos: nós podemos até fazer como Gideão, pedir um sinal para termos certeza que é mesmo o Senhor Deus falando conosco, porem, não podemos nos esquecer do Altar do Senhor. No versículo 24 diz: ”Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou ‘Senhor é Paz’ o qual até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas”. Existe mais um detalhe: temos que ter também ousadia, para derrubarmos outros altares feitos para outros deuses! Deuses os quais para não perdermos algo, concordamos com tudo! Fazemos vistas grossas por conveniência, seja para mantermos o salário que sustenta a nossa vida confortável! Ou apenas para não termos que sair do sossego do nosso aconchego! Cuidado! Assim diz o Senhor: Ele vai tirar você deste conforto! Não foi pra isto que o Senhor te encheu da sabedoria Dele!

Deus não leva em conta se falamos ou escrevemos perfeitamente, se temos um porte físico atlético, se pertencemos a um grupo social de elite ou pelos diplomas que constam na parede de nossa sala. Nos versículos 30 e 31 diz: “Os homens da cidade disseram a Joás: traga seu filho para fora. Ele deve morrer, pois derrubou o altar de baal e quebrou o poste sagrado que ficava ao seu lado. Joás porem respondeu a multidão hostil que o cercava: Vocês vão defender a causa de baal? Estão tentando salva-lo? Quem lutar por ele será morto pela manha! Se baal fosse realmente um deus, poderia defender-se quando derrubaram o seu altar”.

Interessante que o Senhor Deus foi dando estratégias a Gideão, no inicio parecia que o Senhor colocaria um grande exército para lutar junto a ele, pouco a pouco foi eliminando a quantidade de guerreiros, até chegar ao numero de apenas trezentos que iriam para a batalha. Com Deus irmãos, não é a quantidade que fará a diferença em nossas conquistas, não será a nossa força que eliminará o inimigo na batalha, pois como diz no Salmo 103:14-18: ”Pois Ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe o lugar que ocupava. Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o teme, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos”.

Vejam como transcorreu esta batalha Juízes 7:22 “Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez com que todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas” Em II Crônicas 20:17 o Senhor diz: “Nesta peleja não tereis que pelejar: parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco”.

Ele luta por nós!

Que o Senhor fale mais ao teu coração!

Nenhum comentário: