segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

1ª Reis 19-4


Bom dia amados do Senhor!
 Por muito tempo, tenho observado, de que a nossa vida e composta de inúmeras situações e circunstâncias, conquistas e derrotas momentos bons e ruins que parecem apenas  mudarem de lugar em nossas vidas, independentemente da posição que ocupamos na sociedade, sejamos mestres naquilo que fazemos com excelência, termos ou não um nível cultural elevado, sermos simplesmente mães  dedicadas, boas esposas  ou até homens  capazes de sobre passar todas as barreiras impostas como obstáculo, contudo, isto não nos exime de passarmos por este  processo, que podemos chamar de círculo da vida, pois ele também foi criado pelo Senhor Deus para nos dar o crescimento principalmente espiritual, como também, para que venhamos ao mesmo tempo,  a ter experiências com Ele. Com o profeta Elias não foi diferente, homem que tinha intimidade com Deus, falava com Deus, sem dúvidas era cheio do Espírito Santo, mas, o Senhor Deus permitiu também que fosse atingido pelo que podemos classificar como a mais eficiente arma de satanás, “o desânimo” que carregada de frutos de angústia, medo e quem sabe desespero, transformou-se no que hoje podemos chamar de “depressão”, interessante que ele enfrentou 450 profetas de Baal, mas fugiu da ameaça de uma única e simples mulher, Jezabel, definida pela palavra de Deus como uma mulher pagã, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e que tinha como principal característica a idolatria, era também estrangeira em Israel, tinha um grande poder de convencimento, de maneira tal, que conseguiu persuadir ao seu esposo Acabe, então rei de Israel, a implantar a adoração a deuses estranhos, era ocultista, bruxa, e feiticeira, amiga das prostituições, encontramos isto em 2ª Reis 9:22.
Em I Reis 19:5-9 diz: “De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”. Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite”.
O que me impressiona é que vem a seguir no mesmo versículo. “E a palavra do Senhor veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias?” No vers. 10 Ele respondeu:”Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me.”
Meus amados, no livro de 1ª Samuel 22:1-5 diz que: ”Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão ( Que significa justiça do povo, podemos chamá-lo de lugar de  refúgio, ou esconderijo. Adulão é um conjunto de cavernas que ficam no vale de Elá, conforme relatos de arqueólogos e historiadores, disse-se que ainda existem cavernas neste lugar que ainda não foram exploradas). Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. Você já parou para pensar. Quantas vezes na vida olhamos a nossa volta com o mesmo objetivo de Elias, ou do Rei Davi querendo avistar um pé de zimbro ou até mesmo uma caverna para nos escondermos e não sermos achados? Ou chegamos ao ponto de desejarmos simplesmente nos depararmos com um buraco no chão para sermos tragados pela terra, devido ao medo que, pelas circunstâncias, somos envolvidos?
Continuando em 1ª Reis 19:11-13 diz: “O Senhor lhe disse:” Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou a entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?””
No versículo 15 O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco”. No versículo 18 disse-lhe o Senhor: “No entanto, fiz sobrar sete mil  em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”.
Elias era um homem treinado por Deus em 1ª Reis 17:1 diz: “Ora, Elias, de Tisbe, em Gileade, disse a Acabe:” Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo,  que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra ””. Ele conhecia o Deus que servia, e debaixo desta autoridade usando palavras pesadas disse esta profecia a Acabe, e interessante, pois ele poderia ter dito apenas, que não iria chover por alguns dias, ou algumas semanas, porém, se fosse desse jeito, como o nome do Senhor seria glorificado? Foram três anos e meio sem chuva, a seca que viria em Israel era por causa da maldade do povo e do rei Acabe! Pois o rei tinha nomeado Baal como padroeiro de todo Israel! Os profetas de Baal declaravam que nem o orvalho, nem a chuva, vinham de Deus! Essa declaração ofendeu grandemente o Deus de Israel!
Vejam meus amados que no esconderijo, na caverna onde o rei Davi foi se refugiar diz a palavra de Deus que (1ª Samuel 22:2): “Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldade, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele.”
Parece loucura. Não parece? Quero te dizer que, com o Senhor Deus é assim! Ele é Deus! Aquele que começou a boa obra, é fiel para terminá-la , entretanto, e do jeito Dele! Não temos o direito de questionar ao Senhor Deus, por quê? Temos apenas que confiar Nele, mais ainda, veja o que diz no livro de Tiago 5:17 e 18 “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.” Deus honrou!    Quero te dizer que cada palavra na bíblia, cada situação revelada tem um amplo significado, com certeza, teólogos, historiadores, mestres talvez, falam a respeito destas mesmas experiências de outra maneira, até numa linguagem rica em detalhes, mas, o Senhor Deus pediu a mim que falasse a você desta maneira, para apenas te mostrar o que diz no Salmo 139:7 “Para onde poderia eu escapar do Teu espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a cama na sepultura, também lá estas. Se eu subir  com as asas da alvorada e morar nas extremidades do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.”
Meus amados! Não subestimem o poder de Deus! O que Ele falou, Ele vai fazer no tempo Dele e do jeito Dele! Sei que todos nós em algum momento ou circunstância gostaríamos de persuadir, convencer a Deus a respeito das nossas escolhas, porém, não é bem assim com o Senhor Deus! Tem que haver uma diferença entre os que lhe servem, e os que não lhe servem por opção! Os que se dobram a Ele, e os que seguem a Baal! Os que estão dispostos a lhe obedecer, e os que seguem os seus próprios intentos. Deus é soberano e eterno, os nossos medos, angústias, o Senhor permite nas nossas vidas apenas para nos lembrar de que nosso Deus é maior e nada há acima Dele.

  Bendito seja o Poderoso e Eterno Deus!

Nenhum comentário: