sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Iª Samuel 15:9


A paz gloriosa do Senhor!
Ao fazer um breve comparativo a respeito do que Saul e o povo fizeram no passado, ora sendo um ato de total rebeldia, não é muito diferente daquilo que nós, muitas das vezes também fazemos hoje, a diferença começa a se manifestar a partir do conceito que temos, a respeito de obedecer a Deus! Pois se avaliarmos; Será que o nosso amor a Deus, é superior a nossa Vontade? Por muito tempo eu também nada entendia a respeito de obediência a Deus, no livro de Atos 17:30 disse: “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.” Esse tempo que se chama de ignorância, depois que passamos a conhecer a palavra de Deus, o Senhor abre o nosso entendimento, e esse tempo vai ficando para trás, pois a através da Sua palavra, começamos  a adquirir sabedoria.
Em 1ª Samuel 15:2-3 diz: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-o quando saía do Egito. Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao Senhor para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ”.
Tenho aprendido com o Senhor Deus que, Ele não dá meia ordem! Ele não usa meias palavras! Toda ordem que o Senhor Deus dá, têm nome e endereço certo, eu constantemente gosto de trazer a memória o testemunho que o Senhor Deus deu a respeito de Jó! Em Jó 1:8 “Disse então o Senhor a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal” pode parecer pura demagogia, mas isto é tremendo! O próprio Deus dando testemunho de um único homem na terra! Às vezes me pergunto: De quantos na terra, o Senhor Deus poderia neste momento dar esse mesmo testemunho? Engana-se tremendamente, quem diz que ama a Deus, e busca apenas agradar a si mesmo.
Com certeza Saul viu no ato de poupar a vida de Agague, algo do seu interesse, a bíblia não diz! Mas qual seria então o motivo de desobedecer à ordem do Senhor Deus?
No capítulo 15 de I Samuel, versículos:10-11 disse “Então o Senhor falou a Samuel: “Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite”.
Por algum tempo fiquei sem entender o que levava pessoas que vinham do crime, das drogas, da prostituição, a testemunharem com tanto fervor a respeito de terem sido salvas pelo Senhor Jesus, do fato, de terem saído desse mundo perverso, hoje entendo que quanto mais fundo é o poço de onde o Senhor tira pessoas, maior é o sentimento de gratidão, Saul era um jovem belo, que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo (I Samuel 9:2). Infelizmente compõe a nossa natureza, o orgulho, vaidade e a presunção, isto nos dá a falsa ideia de autossuficiência, onde sem pensar rejeitamos o querer de Deus nas nossas vidas, existem hoje trocadilhos utilizados, e que confundem conceitos nas pessoas como “Civilidade com Humildade”, civilidade é uma conduta que é quase uma obrigação social sermos: gentis, educados, amáveis, pacifistas, são princípios que margeiam a nossa vida dentro do ambiente em que nos desenvolvemos, seja familiar, cultural, ou acadêmico, ser humilde e uma virtude, uma qualidade pessoal natural, não fingida, nem forçada está muito além da civilidade, o maior exemplo foi dado pelo Senhor Jesus quando nos diz: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt 11,29). Uma das maiores características do Senhor Jesus, foi a humildade, pois a Bíblia diz que Ele "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:6-8).
Em I Samuel 15:13-16 diz:” Quando Samuel o encontrou, Saul disse: “O Senhor te abençoe! Eu segui as instruções do Senhor”. Samuel, porém, perguntou: “Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo?” Respondeu Saul: “Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para sacrificarem ao Senhor, o teu Deus, mas destruímos totalmente o restante”. Samuel disse a Saul: “Fique quieto! Eu lhe direi o que o Senhor me falou esta noite”. Respondeu Saul: “Dize-me”. E Samuel disse: “Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor Deus o ungiu como rei sobre Israel e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles até que os tenha eliminado’. Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova?” Disse Saul: “Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas. “Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal”. Nos versículos 22-23 diz: “Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. “Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei”. 
Meus amados! Na humildade nenhuma tentação encontrará espaço em nossa vida, em nosso coração, assim sempre venceremos o mal e as suas tentações, porém, digo: Como é difícil vencermos a nós mesmos, quebrar o nosso eu, simplesmente passar por cima do nosso ego para fazermos a vontade do nosso Senhor Deus, Vejamos a seguir como isto é sério:
 Versículos 24-35  “Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que tu me deste. Tive medo dos soldados e os atendi. Agora eu te imploro, perdoa o meu pecado e volta comigo, para que eu adore o Senhor.” Samuel, contudo, lhe disse: “Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel!”. Quando Samuel se virou para sair, Saul agarrou-se à barra do manto dele, e o manto se rasgou. E Samuel lhe disse: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você.  Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”. Saul repetiu: “Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volta comigo, para que eu possa adorar o Senhor, o teu Deus”. E assim Samuel voltou com ele, e Saul adorou o Senhor. Então Samuel disse: “Traga-me Agague, o rei dos amalequitas”. Agague veio confiante, pensando: “Com certeza já passou a amargura da morte”. Samuel, porém, disse: “Assim como a sua espada deixou mulheres sem filhos, também sua mãe, entre as mulheres, ficará sem o seu filho”. E Samuel despedaçou Agague perante o Senhor, em Gilgal. Então Samuel partiu para Ramá, e Saul foi para a sua casa, em Gibeá de Saul. Nunca mais Samuel viu Saul, até o dia de sua morte, embora se entristecesse por causa dele porque o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel. 
Que possamos a cada dia aprender um pouco a mais através da palavra de Deus, sujeitarmo-nos aos princípios estabelecidos pelo Rei Jesus, e na frente de qualquer decisão, possamos nos perguntar: O que o Senhor Jesus faria no nosso lugar?

Deus te abençoe eternamente!

Nenhum comentário: