terça-feira, 10 de setembro de 2013

II Reis 2:8

A paz do Senhor!

Descrevo abaixo o itinerário feito pelo profeta Elias junto a Eliseu.

Gilgal: Primeiro acampamento dos israelitas, a oeste do Jordão. Lugar de concerto, aponta para a Cruz.
Betel: Casa de Deus, o nome anterior era Luz, ficava a mais ou menos 20 Km. Ao norte de Jerusalém.
Jericó: Provavelmente é cidade mais antiga do mundo, lugar de conquista, onde caíram os muros.
Jordão: Principal rio da Palestina, lugar de crescimento espiritual, chamado de campina fértil, lugar onde Jesus foi batizado.

Eliseu sabendo que o profeta Elias seria arrebatado por Deus, não se intimidou, não olhou para a responsabilidade que haveria de assumir, não duvidou de quem tinha dado ao profeta Elias o poder de se tornar o profeta que era, e que com certeza, daria a ele, o direito de conquistar com a sua lealdade o mesmo poder.
Eliseu sabia da grandeza do poder de Deus. Diz no versículo 9 “Sucedeu pois que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada do teu espirito sobre mim. Vers. 10 cousa dura pedistes; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porem, se não , não se fará”.
Consta na palavra de Deus que os filhos dos profetas no versículo 16 “Eis que com teus servos há cinquenta homens valentes: ora deixa-os ir para buscar o teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do Senhor, e o lança-se nalgum dos montes, ou nalgum dos vales. Porem ele disse: Não os envieis”.
Quero te dizer que o meu Deus sempre vai avisar o que Ele vai fazer, Ele não conta tudo saiba disso, muitas das vezes estamos tão envolvidos com coisas fúteis, que roubam a nossa atenção, ou simplesmente não damos ouvidos, por não acharmos interessante o que o profeta diz, por outro lado em I João 4:1 “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vers. 2 “Vocês podem reconhecer o espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus, mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus.” Vers. 6 “Nós viemos de Deus; e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus, não nos ouve, dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro”.
Vejo neste capítulo que Eliseu estava totalmente predisposto, não olhou para as circunstâncias, isto é oque o Senhor Deus espera de cada um de nós, Ele sempre tem um projeto, um sonho para realizar nas nossas vidas, nós não viemos ao mundo para nós gabar do nosso entendimento, nós não viemos a este mundo sem um propósito ou objetivo, na sua palavra Ele diz que fomos criados para a Glória D’Ele. Em Provérbios 16:4 disse: O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.
O que a palavra revela sempre tem a ver com alguma situação relativa à nossa vida, só temos que avaliar qual é a fatia do pão repartido que foi entregue, podemos até ignorar, porem com certeza nalgum outro lugar o Senhor repetirá ate ficarmos ciente.
No mesmo cap. Vers. 19 a 22 “ Alguns homens da cidade foram dizer a Elizeu: Como podes ver, está cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva; e disse ele ponham sal em uma tigela nova e tragam-na para mim. Quando a levaram ele foi a nascente, jogou o sal ali e disse: Assim diz o Senhor purifiquei estas aguas . Não causará mais morte nem deixará a terra improdutiva. E até hoje a agua permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.”
Leia também os vers. 23 e 24 para concluir que quando o profeta é de Deus tem autoridade de amaldiçoar até os “zombadores”.
Leve a sério o que o Espírito de Deus diz, não fique desavisado ou se tenha por ignorante ou até seja dissimulado achando que a palavra não foi para você.

Em Hebreus 10:31 diz: “terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.
Deus te abençoe grandemente!!

Nenhum comentário: