sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mateus 5:1-3

A paz eterna do Senhor, Amados!
Quando Lemos o capítulo 5 de Mateus, talvez achemos contraditório o que o Senhor Jesus disse, mas devemos considerar que pobres de espírito, neste caso o Senhor Jesus se referia aos “humildes em espírito”, aqueles que reconhecem a sua condição de pecador, e que anseia por alguém que possa livrá-lo, reconhecendo e dando essa Glória ao Deus Todo-poderoso. Vejamos um exemplo no livro de:
Lucas 18:9-14 “A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo; Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus ,tem misericórdia de mim, que sou pecador”. Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. 
Em Mateus 5:4 diz: ”Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.”
Graças a Deus por isto! Quando o Senhor Jesus mencionou esta palavra, dava a entender que, quem chora se esvazia de si, mostrando sincero arrependimento do seu pecado,  contristando a sua alma profundamente pelo que mais fere o coração de Deus. Orgulhosos com certeza não serão consolados pelo Senhor, porem, aqueles que choram realmente obterão perdão e graça de Deus.
Mateus 5:5 no diz: “Bem-aventurados os mansos, pois eles receberão a terra por herança”.
Biblicamente encontramos referência no livro de João 3: 3-5 “Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Em II Aos Coríntios 5:17 diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”.
Em outras palavras podemos interpretar como o servo que se sujeita a vontade de Deus, (no original a interpretação mais ouvida é referente ao domínio de um animal bravo sendo domesticado) mas também, refere-se aos servos do Senhor que conseguem manter o equilíbrio sempre, de acordo com o que diz a sua palavra, tendo domínio total sobre os seus atos, não envergonhando assim o Santo nome do Deus Vivo. Vale dizer que não são os poderosos que herdarão a terra.
Amados!  Nem sempre é tão fácil obedecer ao Senhor Deus, ou fazermos com excelência a sua vontade, muita das vezes somos alvos constantes do inimigo que procura de toda maneira nos atingir, seja com dardos inflamados do inferno, ou simplesmente trazendo acusação nas nossas mentes, para cada pessoa que prega a palavra de Deus, satanás com certeza já tem uma estratégia pronta e adequada a cada situação, para de alguma maneira tentar frustrar os planos do Altíssimo.
Mateus 5:6 diz “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.”
O Senhor Jesus falava na verdade através do olhar de Deus, quando o Senhor Deus fala sem sede, sem fome, dá a impressão de que estamos doentes, porém ele se refere a falta de sensibilidade espiritualmente, no Salmo 42:1 diz “Como a corsa anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, o Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.  Amados de Deus! Temos que ter sede e fome de justiça moral e social, Não podemos simplesmente nos acostumar a ver os acontecimentos diários e achar normal! Temos que reconhecer que somos pecadores, e que carecemos da graça e perdão de Deus, para sermos salvos. Temos que chorar e nos humilharmos se desejamos ser consolados por Deus, sermos mansos e nos sujeitarmos a Sua vontade, para herdarmos a terra. Temos que colocar isto em prática, reconhecer que temos dificuldades para entender, e aceitar o querer de Deus, pois geralmente não se parece nada com o nosso querer.
 Jesus te ama eternamente!

 Publicano: era o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano

Nenhum comentário: